O espaço que abrigará os equipamentos de raio X, ecografia e mamografia no Hospital de Passo do Sobrado está em construção desde o início do mês. A área possui 120 metros quadrados e as obras devem ser concluídas em dezembro. O serviço terceirizado será oferecido pela Radson e os investimentos foram feitos com recursos próprios da casa de saúde, além de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo o médico e diretor do hospital, Paulo Abrahão, os serviços irão beneficiar a comunidade local e regional.
Além de atender os moradores de Passo do Sobrado, o hospital recebe pacientes de municípios como Vale Verde, General Câmara, Rio Pardo e até Santa Cruz do Sul. Os novos serviços serão disponibilizados nas modalidades particular, convênio e Sistema Único de Saúde (SUS). Em julho, o estabelecimento de saúde completou um ano após sua reabertura. O hospital chegou a ficar seis anos fechado. Conforme Abrahão, a média mensal de atendimentos particulares, por meio de convênios e do Pronto-Atendimento é de 800 a mil. Naquele mês, foram 508 consultas no plantão de urgência e emergência, 36 observações, 280 procedimentos ambulatoriais e oito transferências. Por enquanto, o hospital não é filantrópico.
Daqui para a frente, a ideia, segundo Abrahão, é continuar investindo no hospital e aprimorando os serviços. A casa de saúde trabalha com convênios, mas busca a contratualização de leitos pelo Estado, por meio do SUS, dentro da Política Nacional para os Hospitais de Pequeno Porte. O documento já foi encaminhado para a 13ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS). A partir da metade do ano que vem, o foco deve ser no bloco cirúrgico e na sala de parto. De acordo com o médico e diretor da casa de saúde, o objetivo é trocar os equipamentos desse setor para realizar os procedimentos de forma mais segura.Satisfação
Os pacientes que passaram pelo Hospital de Passo do Sobrado durante o primeiro ano de funcionamento após a reinauguração – julho de 2010 a julho deste ano – responderam a um questionário de avaliação. O levantamento revelou que 83% dos entrevistados consideraram o atendimento satisfatório. “Fizemos uma pesquisa de safistação. Questionamos sobre o atendimento, a limpeza, e pedimos sugestões”, explica o diretor da casa de saúde, Paulo Abrahão.
Fonte:Jornal Gazeta do Sul 29/10/2011
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