quinta-feira, 10 de novembro de 2011

INSATISFAÇÃO COM O TRABALHO PODE PROVOCAR DIVERSOS PROBLEMAS DE SAÚDE

Dor de cabeça, distúrbios do sono, sensação de exaustão, problemas gastrointestinais, tensão muscular, hipertensão, dor lombar, ansiedade e depressão podem ser sintomas de um mal relacionado ao trabalho. De acordo com a psicóloga Meiry Kamia, a Síndrome de Burnout é um estresse que tem relação com a vida profissional da pessoa e está sendo cada vez mais estudada.

— A síndrome resulta da luta prolongada do paciente contra agentes estressores no trabalho — explica.
Pesquisas mostram que algumas profissões — como policiais, professores, enfermeiros e operadores de call centers — são mais vulneráveis ao estresse pelo fato de que estes profissionais devem manter a calma, serem cordiais e demonstrarem autocontrole. Em contrapartida, a propensão ao estresse não é igual para todas as pessoas, pois é influenciada por traços da personalidade e recursos internos para lidar com as adversidades do trabalho.
Segundo a psicóloga, no entanto, boa parte da solução para o problema pode estar ao alcance do paciente, que pode amenizar o impacto negativo do estresse sobre sua qualidade de vida física e psíquica.
Confira algumas dicas da profissional e adote medidas que auxiliam na manutenção da saúde contra o estresse:

Pratique exercícios – O estresse atinge menos as pessoas ativas. O ideal é que se procure fazer algo que dê prazer, como caminhadas leves, natação ou yoga, por exemplo.

Tenha um hobby – Se o trabalho não proporciona prazer, a melhor saída é desenvolver um hobby. Ele pode ser uma espécie de segundo trabalho, no qual você pode focar sua atenção. Além disso, muitos hobbys acabam se tornando profissão.

Pense positivo – É preciso ter consciência de que preocupação demais não soluciona o problema. A criatividade costuma surgir quando se está em estado de tranquilidade.

Conheça a si mesmo – Esta é a melhor forma de lidar com as adversidades e superar os desafios. Tenha em mente que todos têm problemas, a diferença está na forma de lidar com eles.

Fonte: Revista Pense Empregos
Acesso em: 03/11/2011
Pesquisado por Ana Carla M. Costa – Voluntária Online
Blog Voluntários online

Nenhum comentário:

Postar um comentário