segunda-feira, 7 de novembro de 2011

POLÍCIA FEDERAL APREENDE ARARAS

Três homens acusados de tráfico de animais silvestres prestaram depoimento e responderão a processo em liberdade

A Polícia Federal apreendeu em Uruguaiana, no fim de semana, 14 araras, oito delas adultas e seis filhotes, que seriam comercializadas por traficantes de animais silvestres. O órgão recebeu denúncia de que um uruguaio, residente em Livramento, iria a Uruguaiana para buscar as aves.
Os policiais federais realizaram vigilância no local onde a transação ocorreria e conseguiram identificar o momento em que dois homens, de São Paulo, entregavam os animais ao outro que os aguardava. A entrega ocorreu no estacionamento de um hotel da cidade da região Fronteira-Oeste do Estado.

De acordo com o biólogo Luís Castro, que auxiliou na preservação dos exemplares, uma arara vive, em média, 30 anos, porém, fora do habitat, apenas uma em cada dez seria capaz de sobreviver. Uma ave adulta chega a ser comercializada por R$ 3,2 mil.
Os três homens foram detidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal, onde foi lavrado termo circunstanciado e houve a apreensão dos animais. As araras ficaram sob a guarda do Ibama, que nesta segunda-feira vai encaminhá-las ao Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria. Foram apreendidos também os veículos dos três investigados, um Ford Ranger com placa uruguaia e dois Fiat Siena com placas brasileiras. Os homens foram liberados após terem prestado compromisso de comparecer à Justiça. Eles responderão pela prática de crimes contra a fauna.
A ação desse fim de semana integrou a Operação Sentinela, que tem intensificado o controle, a fiscalização e a inteligência policial na faixa de fronteira. O objetivo é a prevenção e a repressão de crimes transnacionais, como contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas, armas e munições.
Fonte:Jornal Correio do Povo 07/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário