A primeira barca a vapor a navegar pelas águas fluviais gaúchas foi construída em 1834 nas marges do Rio Santa Bárbara, em Pelotas. Muitos outros vapores seriam construídos no RS até 1865.
Os primeiros registros na navegação interior a vapor no Rio Grande do Sul remontam a 1832, nos rios Jacuí e Taquari, precedendo em quatro décadas a construção da primeira ferrovia na região. Em 1846, com a Mensagem de Duque de Caxias à Assembléia Provincial, sucederam-se estudos e projetos para a melhoria das condições naturais dos rios e lagoas.
A navegação interior continuou evoluindo, e no início deste século, destacaram-se armadores pioneiros, ousados para a época, e que ficaram conhecidos como os Quatro Jacós: Jacó Becker, no Rio Jacuí; Jacob Arnt no rio Taquari; Jacob Michaelsen no rio Caí e Jacob Blauth no rio dos Sinos. Nessa época, registra-se o primeiro trabalho de melhoramento fluvial, constando de um derrocamento no Rio Taquari.
Inicialmente o transporte de Lajeado a Porto Alegre era feito apenas pelo rio Taquari. Mais tarde surgiram as companhias de navegação. Em 1862 Fialho de Vargas decidiu transferir o Porto de Conventos Velho para a atual sede do município de Lajeado onde em 1875, Jacob Arnt, filho de imigrantes alemães deu início à Cia. de Navegação Arnt, que durante 70 anos foi a mais importante empresa de navegação do rio Taquari.
Ao longo da margem, na rua histórica da cidade, surgiram trapiches de atracação das empresas ali estabelecidas, utilizando escadas de madeira para chegar dos barcos à terra. Em 1894, foi criada a Cia. de Navegação Arroio do Meio, sendo a sede em Lajeado. Paralelamente à expansão da navegação do Alto Taquari, a agricultura teve grande progresso, sendo predominante a pequena propriedade
Fonte:blog Elton Etges e popa.com.br
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