sábado, 28 de janeiro de 2012

Educação Ambiental: do Fórum Social Temático, no Sul, ao VII FBEA, em Salvador

Neste sábado, 28/1, a equipe da Jornada desenvolverá atividade na capital gaúcha, onde debaterá não só um plano de ação, como a presença e programação na Rio+20.



De Porto Alegre (RS) para Salvador (BA). Educadores e educadoras ambientais que integram a II Jornada Internacional de Educação Ambiental estão nesta semana antenados no Fórum Mundial de Educação - um dos eventos do Fórum Social Temático, em Porto Alegre. O intuito é atualizar o Plano de Ação ligado aos princípios do Tratado Internacional de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e. Responsabilidade Global - um documento estabelecido na Rio 92 que se tornou referência para o setor desde então, por meio de uma grande caravana planetária, iniciada em 2008.
Para tanto, neste sábado, 28/1, a equipe da Jornada desenvolverá uma atividade autogestionada na capital gaúcha onde debaterá não só este plano de ação, como a presença e programação na Rio+20, ponto culminante dessa caminhada. O próximo passo será no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA), que acontecerá em Salvador entre 28 e 31 de março de 2012, que aliás tem o Tratado como um dos seus eixos fundamentais. A expectativa é referendar os materiais e avançar nas discussões.
“O desafio de estabelecer um novo paradigma frente a atual condição planetária nos leva a colocar a educação para a sustentabilidade no centro dos sistemas educacionais, da gestão ambiental e da vida cotidiana – diz Moema Viezzer, coordenadora internacional da Jornada – Porque sem educação para vida sustentável, nem as leis que protegem o ambiente, nem as novas tecnologias adaptadas para o convívio com o meio ambiente serão aplicadas”.
O Tratado de EA, como é chamado por quem é do ramo, é também tema central do segundo dia da VII FBEA, evento de âmbito nacional que abrigará novo encontro da II Jornada Internacional de Educação Ambiental (29/3, às 18h, Auditório Oxalá, Centro de Convenções da Bahia). Além disso, integra um dos oito eixos para quem queira apresentar painéis, ou propor oficinas / minicursos no Fórum de Salvador. Encontram-se abertas até 12 de fevereiro as inscrições para a submissão de resumos de propostas para essas atividades. E, até o fim do mês, as inscrições demais participantes têm desconto especial.
“Esse será um dos grandes links do Fórum com a Rio + 20. O Tratado é a referência maior do que construímos desde a Rio 92. Vamos refletir sobre o que de fato aconteceu nesses 20 anos, desde a Rio92, em interação com a política de educação ambiental”, observa Tita Vieira, coordenadora geral da VII FBEA .
História da jornada
A segunda Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental surgiu a partir da percepção que se teve da atualidade e força dos princípios do Tratado Internacional de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e. Responsabilidade Global, elaborado em evento paralelo à Rio92, como fruto de um longo processo de discussões da sociedade civil.
Em 2008 o processo tomou corpo, com a criação de uma Secretaria Executiva composta por seis entidades não governamentais. E, a partir de 2009, consolidou-se com a criação de um Comitê Facilitador Internacional no Fórum Social Mundial em Belém do Pará. Desde então a Jornada está presente em diversos eventos nacionais e internacionais, além da realização de Jornadas Locais.
O ponto culminante será na Cúpula dos Povos e no Evento Brasileiro no âmbito da Rio+20, evento oficial da ONU, a se realizar em junho próximo, no Rio de Janeiro.
“As Jornadas Locais possibilitam uma maior e melhor divulgação do Tratado, como orientador com valores e princípios que qualificam as relações que as pessoas estabelecem consigo mesmas, como os outros e com o meio ambiente. Por outro lado visam preparar os participantes para um melhor desempenho durante a Rio+20, acabando por consolidar redes de pessoas, entidades e instituições a favor da vida”, afirma Mônica Simons, integrante da Secretaria Executiva da Segunda Jornada Internacional de Educação Ambiental”.


Saiba mais:
* Programação do VII FBEA: http://viiforumeducacaoambiental.org.br/programacao-geral/
* Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental: http:// tratadodeeducacaoambiental.net
* Fórum Mundial de Educação: http://www.forummundialeducacao.org

Em resumo:
O QUE: II Jornada do Tratado de Educação Ambiental - de Porto Alegre a Salvador
ONDE: VII FBEA - Centro de Convenções da Bahia, em Salvador
QUANDO: de 28 a 31 de março de 2012.
Inscrições para propor oficinas, minicursos e painéis até 12 de fevereiro de 2012
Interação:
* Sites:
http://viiforumeducacaoambiental.org.br/ (VII FBEA)
http://midiasocial.rebea.org.br/ (Mídia Social REBEA)
* http://www.facebook.com/viiforumea (Facebook);
* https://twitter.com/viiforumea (Twitter);
* http://pt.scribd.com/viiforumdeea (Compartilhamento de documentos do processo de organização).

Por Scheilla Gumes, com informações da II Jornada do Tratado e Supereco
EcoAgência/Sintonia da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário