Os resíduos eletrônicos são todos os aparelhos que são resultantes da rápida obsolescência, ou seja, são todos os aparelhos que caem em desuso e, na maioria das vezes, são levados ao lixo de maneira indevida.
O Brasil se encontra em uma situação muito grave, pois segundo uma matéria publicada no jornal Estadão, foi classificado como o país que mais gera lixo eletrônico (expressão de não deve ser confundida com spam) dentre os países emergentes, o que representa um grande problema, já que esses resíduos contém um elevado nível de componentes tóxicos, que podem chegar a contaminar o solo e a água, trazendo malefícios a saúde humana.
Materiais como ouro, platina, cobre, zinco, alumínio, entre outros são alguns dos que encontramos em aparelhos eletrônicos que utilizamos muito hoje em dia (como é o caso dos computadores e celulares). Mas, a maioria da população não desconfia que de todos esses materiais, 94% são recicláveis. Essas substâncias se colocadas em contato com o ser humano podem causar sérios danos, como é o caso do cádmio, um agente cancerígeno, que também pode causar osteoporose, irritação nos pulmões, distúrbios neurológicos, e redução imunológica, e do chumbo, que é prejudicial ao cérebro e a todo sistema nervoso, além de afetar os rins, o sangue, sistema digestivo, e reprodutor. Como foi citado, os componentes presentes nos aparelhos eletroeletrônicos são altamente poluentes quando são lançados no meio ambiente sem cautela.
O acúmulo desses resíduos é tanto que há países que já estão se tornando verdadeiros lixões, como é o caso de Gana, que conforme matéria publicada no site G1.com, é apontado pelo Greenpeace como lixão de produtos tecnológicos das grandes potências. Além de Gana, na China, Índia e Nigéria também foram localizados depósitos parecidos.
Mas como lidar com uma situação de tamanhas proporções como essa? Diversos locais (ONGs e instituições privadas) adotam como iniciativa a coleta desses resíduos.
Antes de descartar esses materiais, verifique se o mesmo não possui utilidade para amigos ou familiares. Porem, só doe para pessoas que você tem certeza de que irá utilizar o aparelho. Caso pretenda inutilizar o produto descartando-o, verifique se em sua região há postos de coleta seletiva que trabalhem com esse tipo de material; empresas como a Claro, Dell, HP, Motorola, Sony Ericsson, Nokia, Tim, Vivo e Drogaria São Paulo recolhem pilhas, baterias, cartuchos de impressoras, telefones celulares, entre outros resíduos. No site do e-lixo, colocando o seu endereço e informando que tipo de resíduo pretende descartar é possível localizar a organização mais próxima de sua residência que efetua o serviço de coleta de resíduos eletrônicos.
Acesso em: 13/01/2012
Pesquisado por BRUNO SILVA SANTOS – Voluntario Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário