quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pesquisa resgata história da festa de Santo Amaro do Sul

Um projeto de pesquisa desenvolvido desde outubro de 2010 resgatou a história da tradicional Festa de Santo Amaro, que acontece todos os anos no dia 15 de janeiro na vila histórica do interior de General Câmara. O lançamento do livro e documentário com todas as informações do estudo acontece nesta quinta-feira, às 21h20, na igreja, logo após a novena. O trabalho teve a organização e a coordenação da professora de História, Angelita da Rosa, junto com Marcelo Augusto Mallmann e é fruto de um ano e meio de levantamentos históricos e antropológicos da bicentenária Vila de Santo Amaro do Sul.
O livro intitulado “O Patrimônio da Fé: Santo Amaro Sul”, traz anexo na contracapa um DVD com textos e entrevistas de pessoas da comunidade. O documentário tem 35 minutos de duração. O projeto, com o nome “Festa de Santo Amaro: a imaterialidade da fé contextualizando a história local”, foi aprovado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela Eletrobrás/Eletrosul, com a realização da Casa de Cultura de Venâncio Aires. Durante o trabalho, os autores resgataram o motivo para a adoção do santo como padroeiro da igreja, a história da vila histórica, a opinião de moradores e diversos outros aspectos.
A vila nas margens do Rio Jacuí, junto à Barragem de Amarópolis, possui 14 edificações em estilo açoriano e construídas no século 18 tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e mantém antigas festas típicas. A criação da vila ocorreu em 1752 e a transferência da sede da cidade para General Câmara ocorreu em 1939, com a instalação do Arsenal de Guerra no local, dando início à estagnação de Santo Amaro.
A Igreja Matriz é o terceiro templo mais antigo do Rio Grande do Sul, inaugurado em 1787. Os outros construídos antes foram a Matriz de São Pedro, de Rio Grande, e a Nossa Senhora da Conceição, de Viamão. O prédio também faz parte do conjunto tombado em novembro de 1998 pelo Iphan. Entidades e escolas interessadas em receber de forma gratuita o livro e o documentário devem encaminhas a solicitação ao Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva), pelo telefone (51) 3741 5713 ou pelo e-mail contato@museuvaires.com.br.

Fonte:Jornal Gazeta do Sul 17/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário