terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ÁGUA: UM BEM PARA O SER HUMANO E O MEIO AMBIENTE


A água constitui 70% do corpo humano e garante ao mesmo condições de vida. Veja dicas para usar água conscientemente.
 A sociedade tem negligenciado a possibilidade de esgotamento dos recursos hídricos e vem promovendo intervenções no meio ambiente que prejudicam numerosos mananciais.Em diversos lugares, os rios são usados para o escoamento de esgotos domésticos e industriais, transformando a água, que é fonte de vida, em agente de doenças.
Conservar a água é fundamental para uma série de atividades econômicas, e também garante a sobrevivência e melhora a qualidade de vida da sociedade. Sendo assim, a água aguarda o reconhecimento de sua importância pelos indivíduos que dela usufruem.
A água é essencial em todas as atividades humanas: alimentação, higiene, transporte, lazer, processos industriais, comerciais e agrícolas, que demandam água em quantidade e qualidade diferenciada. É retirada dos rios ou do subsolo; depois de tratada, abastece as residências, hospitais, escolas e comércio em geral. Também é utilizada grande parte da água na produção industrial, nas turbinas que produzem a energia hidrelétrica e na irrigação de lavouras, pecuárias, além de servir como meio de lazer em algumas atividades tais como a navegação e a pesca, entre outros.
A poluição da água provoca a morte da Flora e Fauna, além de provocar a sua própria morte. Ocorre através do lançamento de esgotos domésticos e industriais, lixo e entulho. A aplicação de agrotóxicos na agricultura também causa a contaminação da água.
Boa parte dos consumidores da água a utilizam com certo descaso, atribuindo a ela um baixo valor. Esse valor que lhe é atribuído é consequência do mau uso feito pelo meio industrial, agrícola e urbano, onde se constata grande taxa de desperdício.
As enchentes que presenciamos nos dias atuais, são consequências da redução das áreas de infiltração da água no solo, o que é causado pela ocupação das chamadas várzeas, e isso tudo acontece devido ao processo de urbanização.
O desmatamento produz a erosão do solo e consequentemente o assoreamento dos rios e represas.
Existem algumas formas que ajudam a economizar a água:
Durante o banho, feche sempre o chuveiro enquanto se ensaboa.
Não fique com o chuveiro aberto, o consumo poderá cair de 180 para 48 litros.
Escove os dentes e enxague a boca com a água do copo, pode-se economizar até 3 litros de água.
Verifique sempre se a válvula da descarga não está com defeito, aperte uma única vez e não jogue lixo no vaso sanitário.
Feche bem as torneiras, evitando assim que elas fiquem pingando. Verifique sempre se existem vazamentos.
Mantenha a caixa d’água tampada e nunca deixe transbordar.
Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxague tudo de uma vez, utilize a máquina de lavar apenas quando necessário.
Use mangueira com esguicho-revólver ou regador para regar os jardins e as plantas.
Lave o carro apenas uma vez por mês, com um balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar.
Use a mesma água que lavou suas roupas.
Use vassoura ao invés de água para a limpeza de quintal e calçada, se precisar da água utilize a mesma água do enxague da máquina de lavar.

Acesso em: 30/12/2011
Pesquisado por Bruno Silva Santos – Voluntário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário