segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Lixo químico polui mananciais da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas



Diagnóstico feito pela Sema aponta que a maior contaminação da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas é por fósforo


Levantamento preliminar envolvendo rios do Vale do Taquari, feito pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, foi apresentado por integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas durante reunião realizada nesta semana, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado. O encontro, promovido pela Câmara de Indústria e Comércio (CIC/VT), serviu para discutir a situação dos mananciais, tendo como base o diagnóstico.

O estudo revela um quadro preocupante relacionado ao grau de contaminação e à alta incidência de doenças com vínculo hídrico na região. Amostras coletadas em junho do ano passado, revelaram que 65% das águas dos rios Taquari, Antas e Carreiro, que também integra a Bacia, estão enquadradas na classe quatro, numa escala crescente que vai até cinco quanto ao nível de contaminação. A maior é por fósforo, decorrente da falta de saneamento básico urbano, de atividades industriais, de dejetos de animais e de resíduos de insumos agrícolas. Um dos produtos químicos que comprometem as águas é o cromo, usado no processo de curtimento de couros.

Conforme o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas, Daniel Schmitz, o diagnóstico apresentado pela Sema marca o início de uma nova etapa nas relações das comunidades com os recursos hídricos. Segundo ele, a partir de agora, a população vai opinar sobre o tipo de uso que pretende fazer com as águas dos rios.

O Comitê abrange uma área de 26 mil quilômetros quadrados, dividida entre 119 municípios e ocupada por 1 milhão de habitantes. Além do presidente Schmitz, participaram da reunião o presidente da CIC/VT, Ardêmio Heineck, o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, Ivo Lautert, e outros representantes de entidades e órgãos públicos.
Correio do Povo 16/01/2012

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAQUARI-ANTAS


A Bacia Hidrográfica Taquari-Antas está localizada a nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, entre as coordenadas geográficas de 28°10’ a 29°57’ de latitude Sul e 49°56’ a 52°38’ de longitude Oeste. Abrange as províncias geomorfológicas do Planalto Meridional e Depressão Central. Possui área de 26.491,82 km², abrangendo municípios como Antônio Prado, Veranópolis, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Estrela e Triunfo, com população estimada de 1.207.640 hab. Os principais cursos de água são o Rio das Antas, Rio Tainhas, Rio Lageado Grande, Rio Humatã, Rio Carreiro, Rio Guaporé, Rio Forqueta, Rio Forquetinha e o Rio Taquari. O rio Taquari-Antas tem suas nascentes em São José dos Ausentes e desembocadura no Rio Jacuí. A captação de água na bacia destina-se a irrigação, o abastecimento público, a agroindústria e a dessedentação de animais. A Bacia do Taquari-Antas abrange parte dos campos de cima da serra e região do Vale do Taquari, com predomínio de agropecuária, e a região colonial da Serra Gaúcha, caracterizada por intensa atividade industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário