quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lobo guará é avistado próximo a área urbana de Araricá

Caso o animal seja avistado novamente, as pessoas devem contatar a prefeitura de Araricá (51 3560-1011) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Batalhão Ambiental da Brigada Militar ou o Ibama.



Por Maria Helena Firmbach Annes - Ibama/RS
O Núcleo de Fauna do Ibama/RS recebeu informações de que um exemplar de lobo guará (Chrysocyon brachyurus) foi avistado por moradores no município de Araricá (localizado na região metropolitana de Porto Alegre, distante 55 quilômetros da Capital). A importância da informação deve-se ao fato de que a presença do animal é rara, principalmente próximo de áreas urbanas, pois a espécie encontra-se ameaçada de extinção em virtude da caça e da redução de habitat. Seu nome popular vem da pelagem amarelo avermelhada.
Na manhã desta terça-feira (10/1) o chefe do Núcleo de Fauna da Superintendência do IBAMA/RS, analista ambiental Paulo Wagner percorreu algumas propriedades da região - acompanhado do biólogo Gustavo Reich, coordenador da vigilância em saúde do município - para buscar mais informações e tranquilizar os moradores da localidade.
Segundo Paulo Wagner, o lobo guará é um animal solitário não anda em grupo e é naturalmente furtivo. ?Ele está criticamente ameaçado e é muito raro avistar este animal em área urbanizada?, adverte. O lobo guará se alimenta de animais de pequeno porte como aves e roedores. Ao mesmo tempo o analista ambiental adverte para o caso de o animal ser avistado novamente, as pessoas não busquem contato físico e nem procurem rasgatá-lo ou caçá-lo e façam imediatamente um contato com a prefeitura de Araricá (51 3560.1011) e informem a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Batalhão Ambiental da Brigada Militar ou o Ibama, que estão monitorando a presença do animal.
Ibama-RS/EcoAgência

Nenhum comentário:

Postar um comentário