terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Países adotam declaração da ONU para proteger vida marinha

Pelo tratado, 65 nações irão fortalecer medidas para tornar o mar um elemento central na transição para uma economia verde e de baixo carbono.



Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York
Representantes de dezenas de países firmaram uma declaração, apoiada pelas Nações Unidas, sobre proteção da vida marinha.
 
O documento, adotado em Manila, nas Filipinas, na sexta-feira, deverá realçar a proteção do meio ambiente marinho como um dos elementos-chave na transição para uma economia verde.
 
Instituições Financeiras
 
A declaração foi divulgada durante um encontro co-organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, com o governo das Filipinas.
 
O evento em Manila reuniu ministros do Meio Ambiente, cientistas, organizações não-governamentais e representantes de instituições financeiras.
 
Segundo o documento, os países se comprometem com a formulação de políticas para reduzir o desperdício de água, a poluição dos mares e o uso de fertilizantes.
 
Poluição
 
Nesta entrevista à Rádio ONU, do Algarve, o pescador português André Dias falou sobre os efeitos da poluição nos mares.
 
“O recurso (da pesca) representa 10% daquilo que podemos ter da natureza. Temos que criar condições para tentar inverter isso, o mais depressa possível. Estamos a ter uma baixa de qualidade nos estoque básicos dos frutos do mar. Não haver atum, não haver sardinhas, isso já destroi todo o sistema”, afirmou.
 
As ações da declaração, firmada em Manila, devem entrar em vigor entre este ano e 2016, em níveis local, regional e internacional.
 
Entre as medidas aplicadas pelos países deve estar o uso sustentável de nutrientes para melhorar a eficiência de fertilizantes como por exemplo o nitrogênio e o fósforo.
 
Um passo que pode levar benefícios econômicos a agricultores ajudando a evitar impactos ambientais negativos.
 
 
EcoAgência é parceira da Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário