quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

GPA combate a pesca predatória

O 2 Grupo de Polícia Ambiental (GPA) da Brigada Militar, com sede em Frederico Westphalen, está intensificando o combate à pesca predatória nos rios do Médio Uruguai. Com a seca, o nível dos mananciais, especialmente do Uruguai, reduziu drasticamente, facilitando a ação de pessoas que praticam a atividade de forma ilegal. A piracema, período de reprodução dos peixes, termina no próximo dia 31.

Segundo o comandante do 2 GPA, sargento João Carlos de Mello, operação realizada na madrugada de terça-feira, no rio Uruguai, entre Vicente Dutra e Caiçara, resultou no recolhimento de 1.120 metros de redes de pesca e de 85 esperas. Dezenas de peixes - cascudos, dourados e grumatãs - presos nos equipamentos foram soltos na água. Mello diz que serão realizadas novas ações de combate à pesca predatória. O 2 Grupo de Polícia Ambiental faz a fiscalização em 85 quilômetros do Uruguai, além de atuar no combate à atividade ilegal no Rio da Várzea.

No interior de Marau, na terça-feira, integrantes do 3 Batalhão Ambiental da Brigada Militar, com sede em Passo Fundo, apreenderam um caminhão carregando cinco toras de pinheiro brasileiro, cortadas ilegalmente. A apreensão correu durante ação da Operação Especial de Combate a Crimes Ambientais. O motorista revelou que havia pego a carga em Ibirapuitã e estava levando-a para uma serraria em Montauri. Os patrulheiros contataram o dono da área onde houve o corte e constaram que ele não tinha licença para o procedimento. O condutor e o proprietário foram notificados por crime ambiental contra a flora nativa.
Fonte:Jornal Correio do Povo 12/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário