terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Acidentes com animais peçonhentos aumentam 80% no verão, alerta Butantan


O Instituto Butantan fez um alerta sobre o aumento do número de acidentes com animais peçonhentos nos meses mais quentes do ano. De acordo com dados da entidade, de novembro a março, os acidentes com escorpiões, aranhas e serpentes crescem 80%.
“Com a maior quantidade de chuva, os esconderijos dos animais podem alagar, e ao deixarem o local, eles entram em contato com as pessoas. No verão, também há maior disponibilidade de presas porque mais insetos nascem nos meses quentes”, disse Marcelo Belini, biólogo do instituto.
Belini ressaltou que, em caso de picada de cobras, as pessoas devem lavar o local apenas com água e sabão, e procurar socorro médico em um hospital público, já que os privados não têm soros antiofídicos. Não é recomendado fazer torniquete, nem cortes e perfurações no local da picada. As pessoas também não devem tentar sugar o veneno.
“Para identificar serpentes peçonhentas no Brasil, a única maneira é observar, na cabeça do animal, entre o olho e a narina, a existência de um orifício, chamado fosseta loreal. Todas as serpentes peçonhentas brasileiras têm. A única exceção é a coral verdadeira”, disse o biólogo.
Quanto à ferroada de escorpião, a primeira medida que deve ser adotada é a de colocar compressas de água morna sobre a ferida, até a chegada ao serviço de saúde mais próximo. Em caso de picadas de aranhas e queimaduras de taturanas é importante não mexer no ferimento e procurar atendimento médico imediatamente.
O Instituto Butantan oferece um telefone de orientação em casos de emergência e acidentes com animais peçonhentos. O serviço funciona 24 horas por dia e orienta o cidadão sobre o local mais próximo para atendimento por meio do número (11) 3726 7962.
Agência Brasil 05/12/2011
A maioria das cobras peçonhentas encontradas no Brasil é da família “Viperidae” que se subdivide em três diferentes gêneros, onde encontramos as cascavéis, as jararacas e as surucucus e da família “Elapidae”a qual pertencem as cobras corais. Neste artigo vamos tratar destas 4 espécies de cobras venenosas, que são as mais comuns no Brasil.

Cobras Cascavéis

As cascavéis são reconhecidas especialmente pelo seu guizo que tem um som típico de chocalho. Existem diversas subespécies e são todas muito parecidas e venenosas. Chegam a medir 2 metros e são encontradas em toda América do Sul especialmente no Brasil nas regiões secas e nos campos abertos e arenosos das regiões sudeste, sul e no centro do país, sendo que sua maior incidência é em São Paulo. A cascavel só ataca quando se sente ameaçada, então se enrola toda e mantém parte do corpo erguida formando um “S”, vibrando a cauda vigorosamente e fazendo um som característico que pode ser escutado longe. Quando se coloca em posição de ataque é agressiva e dá um bote violento na vitima injetando seu veneno. Alimenta-se de ratos e outros pequenos mamíferos e é presa de outras cobras como a coral e a muçurana.

Cobras Jararacas

Com a denominação jararaca pode-se referir a uma cobra específica ou ao gênero Bothrops que engloba 20 espécies diferentes, inclusive a popular cobra cruzeira e a cobra papagaio, que vive é verde e vive nas arvores se alimentando de pássaros. No entanto a jararaca propriamente é uma cobra venenosa encontrada próxima de cerrados e especialmente nos campos cultivados, onde buscam seu alimento, que são os roedores. As jararacas são agressivas especialmente quando estão com filhotes e quando se sentem ameaçadas. São encontradas em quase todo o território brasileiro, do Rio Grande do Sul ao leste do Mato Grosso e chegam a produzir até 18 filhotes de cada vez.

Cobras Surucucus

A surucucu é a maior cobra venenosa encontrada no Brasil, podendo chegar a 4,0 metros de comprimento e algumas subespécies podem ser ainda maiores. Seu habitat natural são as florestas tropicais úmidas, portanto é encontrada na região norte do país, especialmente na floresta Amazônia. A surucucu se alimenta principalmente de roedores e tem hábitos noturnos. É um animal ameaçado de extinção.

Cobras Corais

As cobras corais são pequenas se comparadas com as outras espécies, medem de 15 até 60 centímetros, existem as corais verdadeiras que são muito venenosas e as corais falsas, que não são tão venenosas. São encontradas em todo o território brasileiro e devido as suas cores vermelho, preto e amarelo essa espécie é facilmente visível e normalmente se encontram embaixo de folhas, pedras, galhos, dentro de buracos ou troncos podres e velhos. Tem hábitos noturnos e ataca para se defender, no entanto seu veneno se espalha pelo corpo da vítima rapidamente e pode matar um adulto se não socorrido rapidamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário