segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

TOP 1O PIORES ALIMENTOS


“Comida saudável é aquela feita em casa!”. Certos estão nossos pais quando dizem isso. A nutricionista Michelle Schoffro Cook desenvolveu uma lista contendo os 10 piores alimentos e adivinha: todos são industrializados. Aviso: você vai encará-los de outra maneira após esse ranking.
10º lugar: SORVETE
Há fábricas que o produzem de forma mais saudável, porém o alimento geralmente apresenta altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de conter corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais incluem neurotoxinas em suas fórmulas e podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: SALGADINHO DE MILHO
Comumente constituído de alimentos transgênicos, Michelle indica que o milho utilizado pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, além de ser frito em óleo. Todas essas propriedades juntas podem causar mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade e levar a processos inflamatórios

8º lugar: PIZZA
As pizzas congeladas, vendidas em supermercados, são produzidas com farinha branca, condicionadores de massa artificiais e conservantes. Resultado: são absorvidos pelo organismo, transformados em açúcar puro e causam aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Este alimento oferece a possibilidade de ser consumido em pizzarias, que costumam prepará-lo de forma mais saudável.

7º lugar: BATATA FRITA
Preferida nos cardápios de bares e além de conter as famosas gorduras trans, a batata frita apresenta potentes substâncias cancerígenas, como a acrilamida. Ainda, o óleo utilizado para fritar o alimento pode causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6º lugar: SALGADINHOS DE BATATA
Além de apresentarem zero de benefícios nutricionais e causarem os mesmos danos que a batata frita, os salgadinhos contêm altos níveis de acrilamida (substância cancerígena).

5º lugar: BACON
De acordo com Michelle, o consumo diário de carnes processadas, como o bacon, pode acarretar no aumento do risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Ainda, ingerir 14 porções do alimento por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão, de acordo com um estudo da Universidade de Columbia.

4º lugar: CACHORRO QUENTE
Assim como com outras carnes processadas, o consumo de cachorros quentes é capaz de aumentar o risco de câncer de pâncreas em até 67%. A substância responsável por isso é o nitrito de sódio, também presente no bacon e relacionadas a doenças.

3º lugar: DONUT
Segundo a nutricionista, este alimento é composto entre 35% e 40% por gordura trans, o pior tipo que se pode ingerir, e está relacionada a doenças cerebrais, cardíacas e câncer. É claro que, por conter muito açúcar, as famosas rosquinhas são inimigas da boa forma e podem trazer até 300 calorias cada uma.

2º lugar: REFRIGERANTE
Uma pesquisa aponta que uma lata da bebida possui em média 10 colheres de chá de açúcar, de 30 a 55 mg de cafeína e está repleta de corantes artificiais e sulfitos. Ainda, para neutralizar a alta acidez do refrigerante, seriam necessários 30 copos de água, o que pode por em risco os rins. Como se não bastasse, os ossos despejam parte de suas reservas minerais no sangue para neutralizar a acidez da bebida, o que pode desencadear uma osteoporose.

1º lugar: REFRIGERANTE DIET
O troféu do top 10 piores alimentos vai para esta bebida porque, além de todas as propriedades nocivas do refrigerante comum, a versão diet ainda traz aspartame em sua fórmula. Pode parecer uma substância inofensiva, porém está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.


Escrito por Fernanda Bergantini – Voluntária Online.
Twitter: @febergantini

Acesso em: 26/04/2011
Pesquisado por Fernanda Bergantini – Voluntária Online.

Um comentário:

  1. Prefiro viver menos e comer tudo isso, do que viver mais e não aproveitar essas gostosuras!

    ResponderExcluir