quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CE homenageia professores premiados por projetos inovadores em educação


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) prestou nesta quarta-feira (14) uma homenagem aos vencedores do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011. A solicitação da homenagem foi feita pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que disse ser necessário inovar o modo de ensinar.

"Tudo já mudou, mas a escola continua a mesma" ressaltou o senador. Apesar de considerar importante a utilização de tecnologias da informação no processo educacional, o senador ressaltou que criatividade, ousadia e comprometimento de professores, alunos e pais resultam em melhor educação e, consequentemente, em uma sociedade mais pacífica.
A violência verificada nas escolas, argumentou Cristovam, deve-se à conexão do comportamento violento da sociedade com o dos estudantes, bem como a desconexão da realidade tecnológica em que vivem com a que têm disponível em sala de aula.

Para o senador Walter Pinheiro (PT-BA), a inovação tecnológica deve ser utilizada para "mexer com conteúdos imateriais". As escolas devem inovar, disse, adotando a tecnologia para propiciar o desenvolvimento das pessoas.
"Verdadeiros missionários"
Mesmo com as dificuldades que os professores enfrentam, especialmente os de escolas públicas, disse a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), experiências comprovam a potencialidade dos estudantes. Para ela, os professores são "verdadeiros missionários", que realizam seu trabalho por compreenderem sua missão.
Também o diretor de Educação da Microsoft Brasil, Emilio Munaro, destacou a importância dos professores e da educação. Para ele, a educação é instrumento de transformação da sociedade.
O vice-presidente da CE, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), ao afirmar que defende a iniciativa privada e um Estado pequeno, sugeriu que o exemplo da Microsoft fosse adotado por empresas brasileiras em suas localidades. As empresas, frisou, podem desenvolver um importante papel social enquanto obtêm lucro.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) acredita que a revolução tecnológica pode ser usada como instrumento em benefício da qualidade da educação. Ela lamentou, no entanto, o fato de instrumentos da internet, que poderiam aprimorar as pessoas, algumas vezes são usados para prática de atos maléficos, como o bulling e a pedofilia.
Combate ao bulling
Com relação a isso, a professora de Manaus (AM), vencedora na categoria Inovação em Comunidades, Lúcia Regina Silva dos Santos, ressaltou que o projeto "Cyberbulling - Qual o seu Papel: Vítima ou espectador?" mostrou que na internet nada é anônimo. Ela ressaltou que, em geral, os jovens pensam que suas ações ficam na "nuvem", o que, conforme explicou, não é verdade, pois tudo fica registrado.
- O projeto mostra que na internet nada é anônimo. Os jovens acham que é só deletar e está resolvido. Mostramos que isso não é possível. Então eles começam a pensar o que fazem pela internet - disse a professora Lúcia dos Santos.
A vencedora do Prêmio Especial Educador Inovador 2011, Vera Beatriz Hoff Pagnussatti, de Marechal Cândido Rondon (PR), afirmou que as mídias oferecem ajuda ao importante papel desempenhado pelos professores. O projeto vencedor "Jornal: Diferentes suportes, diferentes gêneros discursivos" trabalhou, em parceria com o jornal local, temas importantes para os jovens, como sexualidade precoce, cidadania, violência,bullingcyber bulling.
Para o professor vencedor da categoria Inovação em Colaboração, Jorge Cesar Barbosa Coelho, de Campo Bom (RS), os problemas do século 21 são complexos e exigem a colaboração das pessoas para resolvê-los. O projeto "CBB Web TV", ao trabalhar convergência tecnológica e colaboração, tem impacto social e contribui para preparar as pessoas para os novos desafios.
Também receberam homenagem da CE os professores Jane Liete Dalla-Lana, de General Câmara (RS), vencedora na categoria Inovação em Conteúdo; Sandra Maria Saragoça, do Rio de Janeiro (RJ), vencedora da categoria Contextos Desafiadores; Alex Vieira dos Santos, de Salvador (BA), vencedor da categoria Uso Avançado de Tecnologia; Marcus Vinícius Leite, de Belo Horizonte (MG), vencedor da categoria Educador Inovador - Escolas Particulares; e Eraldo Martins Guerra Filho, de Paulista (PE), vencedor da categoria Educador Inovador - Escolas Técnicas.
Agência Senado 14/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário