Pela parceria, a escola coleta o óleo, faz a primeira filtragem e o entrega na filial da Afubra em que está cadastrada. A entidade envia o óleo ao Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, onde está instalada a usina de bioenergia. No local, ocorre a transformação em biodiesel, usado em veículos da associação. As garrafas PET utilizadas para armazenar o óleo são doadas a uma usina de reciclagem de Santa Cruz do Sul. Já a glicerina é destinada a projetos e pesquisas que estudam a sua melhor forma de uso.
Como forma de incentivo, todo o óleo enviado para a Afubra resulta num bônus de R$ 0,50 por litro, que pode ser trocado por mercadorias nas lojas da Agro-Comercial Afubra. "Mas o maior prêmio é a preservação do meio ambiente e a conscientização dos alunos, professores e da comunidade escolar e em geral da necessidade do descarte correto do óleo, que, se jogado na natureza, causa danos irreparáveis", enfatiza o gerente dos Assuntos Ambientais e coordenador-geral do Projeto Verde é Vida, Adalberto Sidnei Huve.
Para 2012, a sistemática do recolhimento terá mudanças. A coleta será realizada durante o ano, ou seja, de janeiro a dezembro, com a entrega dos cheques no início do ano letivo subsequente. "Acreditamos que essa nova forma de trabalho será mais tranquila tanto para as escolas como para a nossa equipe que faz o controle do óleo recebido", diz o gerente de Assuntos Corporativos, Marco Antonio Dornelles.
Fonte:Jornal Correio do Povo 04/12/2011
Assista o documentário realizado pelo IEE Vasconcelos Jardim que mostra todas as etapas do programa.
Premiado este ano no Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema - Guaíba/RS
Assista o documentário realizado pelo IEE Vasconcelos Jardim que mostra todas as etapas do programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário