sexta-feira, 20 de maio de 2011

TAQUARI VIVO

A iniciativa de preservar e defender o Rio Taquari tem sido uma das ações mais louváveis que têm acontecido nos últimos anos na nossa região. A todos nós que dependemos do manancial, acho que só temos que agradecer por esse tremendo ato de voluntariedade e exemplo de consciência.
É assustador o que tem sido retirado do rio ano a ano. O que se lamenta é que essa atividade que tem se repetido nos últimos anos, com toda a divulgação e repercussão que se tem dado, ainda assim parece que o nível de conscientização sobre o que representa nosso rio ainda deixa a desejar.
Temos que entender, acima de tudo, que os rios são fonte de vida, e desde o surgimento do homem, suas águas são fundamentais para que a humanidade possa sobreviver. Deles dependem não só os seres humanos, mas também milhares de espécies da fauna e da flora.
O crescimento desenfreado das cidades, a falta de educação e conscientização dada em relação ao meio ambiente têm levado a atitudes impensadas sobre a importância dos nossos cursos d’água.
Mas são atitudes voluntárias como essa que nos fazem manter a esperança que a revitalização dos recursos hídricos é real e possível.
Vejo que a cada ano cresce não só aqui, mas em todo o mundo, a participação espontânea exercendo um papel de vanguarda na revitalização dos rios e a integração destes aos espaços urbanos, devolvendo-lhes o equilíbrio natural.
Devemos aproveitar atitudes com essas, momentos como esse para refletirmos sobre o nosso papel na organização social. Aproveitar um momento como esse para aumentar nossa consciência e reconhecermos de que fazemos parte do processo de proteção ou degradação ambiental e temos que fazer nossa escolha, trabalhando em prol de um futuro melhor, compatibilizando nossa vida com a proteção dos recursos naturais.
Vamos proteger os nossos rios, evitando jogar dejetos, esgoto doméstico e industrial, protegendo suas nascentes. A integridade do meio ambiente é essencial para a vida de todos os cidadãos e cidadãs. Alguém já disse que uma das aventuras mais fascinantes é acompanhar o ciclo das águas na natureza. A água que usamos para os mais variados fins é responsável pelo funcionamento da grande máquina que é a vida na terra, e se não dermos a devida importância a ela, a terra corre o risco de não mais dispor de água limpa, significando que a grande máquina viva pode parar.

Edson Kober, advogado

Fonte:Jornal O Informativo do Vale 19/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário