segunda-feira, 16 de maio de 2011

VOLUNTÁRIOS LIMPAM AS MARGENS DO TAQUARI

A quinta edição do projeto Viva o Taquari Vivo, realizada no sábado, em Lajeado e Estrela, retirou 5.502 quilos de lixo nas margens do manancial, na área urbana dos dois municípios. A atividade superou em 1.411 quilos a do ano passado, quando foram recolhidos 4.091 quilos. Os itens mais encontrados desta vez foram tecidos (1.189 kg), madeira (1.029 kg), vidro (373 kg), pneus (926 kg) entre outros, como ferro, borracha, plástico e papelão.
A bióloga da Univates Cátia Gonçalves coordenou a separação, a classificação e a pesagem dos resíduos coletados pelos voluntários. Ela explica que foram encontrados muitos restos de material de construção, sofás, cadeiras, portas e material eletrônico, como televisor e computadores. Conforme a bióloga, o foco da ação é mais abrangente do que apenas recolher o lixo. Ela diz que o objetivo é provocar a reflexão da comunidade para a importância do cuidado em preservar o rio não apenas em um dia, mas continuamente. "Estamos todos no mesmo barco. O que falta, muitas vezes, é sair da inércia e tomar consciência do cuidado que o rio exige", destaca.
Segundo o vice-presidente de Responsabilidade Social da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), a atividade busca a conscientização. Além da ação prática de coletar detritos, o evento desdobra-se em outras iniciativas, como a mostra fotográfica que retrata a realidade do manancial e os seminários voltados a estudantes e empresários. De acordo com Soares, será realizada também a exposição "Lajeado de frente para o rio", que consiste na disposição de parte dos resíduos coletados em local central da cidade e de grande fluxo de pessoas. "Queremos que as pessoas vejam que tipos de lixo são lançados no rio", explica.
Os mais de 300 participantes da ação desse sábado receberam luvas e sacos plásticos a fim de acondicionar os resíduos, bem como as orientações de segurança. Todo o material recolhido foi transportado para o Aterro Sanitário de Lajeado, onde será dado o destino adequado.
A ação Viva o Taquari Vivo é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Lajeado e da unidade da Parceiros Voluntários no município, com o apoio de entidades, empresas e órgãos públicos. A campanha de limpeza tem ainda a participação dos Bombeiros das duas cidades envolvidas e da Defesa Civil.
Fonte:Jornal Correio do Povo 16/05/2011
Viva o Taquari Vivo 2011

Estrela: 1048 quilos de lixo e ainda 952 quilos de pneus e restos de móveis
Lajeado: 3502 quilos de lixo
Exposição de parte do material: em Lajeado em frente à Prefeitura, em Estrela em frente a praça Menna Barreto.
Informação via E-mail: Ângela Schossler
Foto: João André Mal
Fonte:http://aepan.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário