sábado, 14 de maio de 2011

PENSANDO EM JOHN LENNON

Quando assumi pela segunda vez a presidência da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, em março deste ano, construímos um calendário de audiências públicas para discutir e debater as diversas formas de violência, seja contra os idosos, mulheres, negros, homossexuais, pessoas com deficiência, entre outros.
Dia desses o tema focalizado foi o bullying, que pode se revelar tanto em forma de violência física quanto verbal, moral, psicológica e que atinge, para além dos estudantes, os professores, os funcionários das escolas e alcança também as famílias dessas pessoas.
Esse problema persistirá se não houver uma mudança de mentalidade mediante o fortalecimento e a ampliação dos investimentos na educação por parte do Poder Executivo. Paralelamente a isso, é fundamental a criação de estratégias de prevenção com a participação de pais e a formação de comitês anti-bullying nas escolas, como foi sugerido recentemente em audiência na Comissão.
Há três anos, apresentamos dois projetos que já foram aprovados pelo Senado e atualmente tramitam na Câmara. O PLS 178 estimula a cultura da paz nas escolas. As medidas de combate à violência que são descritas no projeto vão constar na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. E o PLS 191, que estabelece procedimentos de socialização, amparo jurídico e prevê medidas de proteção para os casos de violência contra os professores.
Essas medidas têm por objetivo ajudar e contribuir na modificação da dura e cruel realidade vivenciada nas escolas brasileiras. Sabemos que não é uma tarefa fácil. Mas temos que perseverar diariamente em todos os níveis da sociedade e do Congresso, se nossa meta é alcançar um novo patamar nessas relações sociais.
Antes de iniciar uma audiência na Comissão de Direitos Humanos, eu sempre lembro de coisas da minha mocidade que continuam ressoando no meu peito, como o direito de sonhar e acreditar na paz. E dia desses cheguei a pensar em John Lennon: “Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz”. Talvez, se tirássemos alguns minutos do nosso dia para refletir sobre a paz, pudéssemos efetivamente construí-la.
Paulo Paim/Senador (PT-RS)
Fonte:Jornal Gazeta do Sul 13/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário