segunda-feira, 9 de maio de 2011

PÁSSAROS SILVESTRES SÃO APREENDIDOS EM ARROIO DOS RATOS

O Grupo de Polícia Ambiental de São Jerônimo (GPA) apreendeu 55 pássaros da fauna silvestre que estavam sendo criados em cativeiros ilegais no município de Arroio dos Ratos. Também foram recolhidas 40 gaiolas e três alçapões. As apreensões ocorreram no final do mês de abril, após várias denúncias anônimas feitas à Polícia Ambiental.

Os proprietários das aves não tinham autorização do Ibama para os criatórios e, em alguns casos, os pássaros estavam confinados em condições inadequadas, provocando-lhes lesões e até morte. São seis infratores que responderão a termos circunstanciados, com base na Lei dos Crimes Ambientais (Lei Federal 9605/98), com pena prevista de detenção de seis meses a um ano, mais multa por cada pássaro apreendido.
Entre as espécies apreendidas estavam sabiá, canário-da-terra, cardeal, azulão, pintassilgo, cravina, sargento, trinca-ferro, sanhaço-frade e coleiro-do-brejo, estando esse último na Lista dos Animais da Fauna em Perigo de Extinção no RS. Os pássaros foram levados para o Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica do RS, em Sapucaia do Sul, para avaliação do estado de saúde e posterior soltura na natureza.
- Para termos uma idéia da gravidade deste tipo de crime ambiental, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza, cerca de 12 milhões de animais silvestres são retirados das matas brasileiras todos os anos, para serem vendidos, sendo essa a segunda causa de destruição da fauna, depois do desmatamento -, alerta o comandante do GPA de São Jerônimo, soldado Vladimir Lucas Bittencourt. Ele acrescenta que, segundo a mesma fonte, de cada 10 animais capturados, somente um chega ao seu destino final, pois nove morrem no caminho, devido às péssimas condições de transporte.
Fonte:Jornal Portal de notícias 06/05/2011

Um comentário:

  1. "pô isso é uma sacanagem vamos prender essas pessoas que fazem isso,vamos prender eles numas gaiolas em cativero pra ve se eles iam gostar!"

    ResponderExcluir