quarta-feira, 11 de maio de 2011

ENSINO EM GENERAL CÂMARA

Os Caminhos da Educação – V

Rodrigo Ramazzini e Viviane Bueno
A série de reportagens Os Caminhos da Educação, nesta edição mostra como está a realidade do ensino em General Câmara. Com 13 escolas, entre municipais, estaduais e particulares, a reportagem do Jornal Portal de Notícias visitou as duas participantes do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Conforme o IDEB, em General Câmara,a média é de 3.45 pontos, número abaixo da média Estadual e Brasileira, que é de 4.0.

A educação baseada nos detalhes
Situada no interior de General Câmara, na localidade de Banheiro Velho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Elly possui 118 alunos matriculados nos turnos da manhã e da tarde. A instituição possui uma comunidade escolar bastante envolvida com suas atividades e, conforme a diretora Júlia Winck de Almeida, são realizadas promoções e festas para arrecadação de verbas que são aplicadas em melhorias nos recursos materiais e pedagógicos da escola. – A comunidade local sempre ajuda. - destaca ela.
Estrutura
Com seis salas de aula, sendo que duas foram construídas recentemente, juntamente com o refeitório, que ainda está em obras, a Padre Elly possui um laboratório de informática sem acesso à internet e quadra de esportes que, no entanto, tem buracos que dificultam as práticas esportivas. A diretora ressalta que nem mesmo telefone a escola possui e, para poder comunicar-se, utiliza seu próprio telefone celular. Entre os 13 professores e três funcionários responsáveis pela limpeza e pela merenda, a escola possui um coral, que integra o Coral Municipal de General Câmara, além de um grupo de dança tradicionalista e da participação nas atividades do Jergs – Jogos Escolares do RS. Júlia acrescenta que os alunos têm-se destacado na categoria de atletismo. Intitulada pela diretora como uma escola simples, Júlia fala que os alunos do interior do município valorizam os professores. – Eles nos enxergam de uma maneira diferente. Tratam-nos com respeito, diz. A escola dispõe de transporte escolar e pelo fato de alguns estudantes morarem em localidades do interior, o trajeto costuma demorar. - Levam até duas horas para chegarem à escola. Em alguns casos, precisam fazer baldeação e alguns pegam, ainda, outros ônibus para chegarem em casa, - relata.
Turmas com poucos alunos
Uma peculiaridade da escola Padre Elly é a fato de que ela possui turmas com número reduzido de alunos. A maior possui 23 integrantes. – A menor classe possui sete alunos, o que os aproxima ainda mais dos professores, beneficiando o aprendizado de cada um,- diz. Júlia também salienta que os estudantes veem a escola também como um lazer, pois eles se interagem com outras pessoas, brincam e jogam bola. – Nem o mau tempo os afasta daqui. Pode estar chovendo ou fazendo frio, a presença dos estudantes é certa, - conta com entusiasmo a diretora.
Segurança
A escola não possui vigia, mas a segurança é realizada pelos próprios moradores, principalmente aos finais de semana.
Aprendizado
A diretora Júlia destaca que a educação está nos pequenos detalhes. – Faltam pequenas coisas para melhorar o aprendizado dos alunos e para melhorar a estrutura física. Não temos internet, mas nada nos impede de termos aulas de informática, sem falar que os alunos fazem as provas com o objetivo de ir bem. Uma competição sadia, - retrata ela. A professora conclui que o comportamento dos alunos é bastante cobrado, o que gera um diferencial quando eles se matriculam em outras escolas. – Costumo dizer que as turmas do interior são as melhores pela relação de respeito e carinho que temos com cada aluno. Aqui eu tenho 118 filhos, - finaliza Júlia.

A escola e seus inúmeros projetos
Com mais de 20 projetos em execução, o Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim busca, através de parcerias com universidades e empresas, subsídios para potencializar o conhecimento teórico do que é aprendido em sala de aula. Entre os principais, destacam-se as bandas, o coral, grupo de danças, atividades de leitura com encontros com escritores, projetos destinados ao meio ambiente e a estruturação de um curso técnico voltado para o agronegócio. Com 925 matriculados nos três turnos,compreendendo educação infantil, ensino fundamental e médio, a escola possui um quadro de 67 educadores e funcionários responsáveis pela limpeza e merenda escolar. A diretora Fátima Vânia da Rosa destaca que o Instituto busca junto aos pais dos estudantes debater e decidir assuntos em conjunto. – É necessário sempre conjugarmos o verbo na primeira pessoa do plural, pois as decisões pelo bem da escola, devem ser tomadas sempre em conjunto.
Estrutura, segurança e transporte
Na biblioteca, que possui um espaço amplo para a pesquisa, os estudantes dispõem de computadores com acesso a internet, além de ar condicionado. – O ambiente em que se estuda é fundamental. Nada melhor para o aprendizado que um lugar confortável, - ressalta Fátima. Além das 16 salas de aula, os alunos dispõem de um espaço de vídeo equipado com home theater, laboratórios de informática, de química, artes e uma sala de dança, conhecida como sala dos espelhos. Para a segurança do local, a instituição possui um vigia durante a noite e aos finais de semana. A diretora acrescenta também que, pelo fato de muitos estudantes residirem na zona rural de General Câmara, a Vasconcelos Jardim possui quatro ônibus escolares para realizar o transporte desses alunos.
Professores que trabalham em mais de uma escola
Segundo Fátima, em virtude dos baixos salários dos educadores, muitos professores acabam trabalhando em mais de uma escola para poderem complementar a renda familiar. – Aqui temos de 10 a 12 profissionais que revezam seus horários entre São Jerônimo, General Câmara e Charqueadas. O difícil, nesse caso, é conciliar o tempo para tantas atividades, fato que os sobrecarrega-, explica. Mas por outro lado, salienta a diretora que todos os professores possuem ensino superior e a grande maioria está realizado cursos de pós-graduação.- É fundamental para a qualidade do ensino que eles sempre busquem a atualização.
Quadra de esportes
Com problema na quadra de esportes, entre eles, a falta de uma cobertura e irregularidades no piso, as aulas de educação física são realizadas no Ginásio Municipal.
Educação
Fátima diz que muitos alunos entram nas séries iniciais e saem somente ao completar o ensino médio, o que gera um bom relacionamento entre professor e aluno. Ela salienta também que, do quadro de professores, 22 foram seus ex-alunos. - Isso é muito gratificante, diz.

Média do IDEB de General Câmara - 3.45 pontos
Fonte:Jornal Portal de Notícias 10/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário