sexta-feira, 30 de setembro de 2011

BARRAGEM DE AMARÓPOLIS

No ano de 1971 teve início a construção da Barragem de Amarópolis, localizada no PK 74 do rio Jacui, entre os municípios de General Câmara e Butiá. As obras desenrolaram-se durante o período de três anos, tendo sido concluídas em dezembro de 1974.

A Barragem de Amarópolis, embora tendo sido a terceira obra implantada na Hidrovia do Jacui, se constituía, efetivamente, no primeiro degrau a ser transposto pelas embarcações que se dirigissem de jusante para montante a partir de Porto Alegre ou do Rio Taquari, em direção às instalações de atracação existentes ao longo do Jacui, principalmente nos municípios de Rio Pardo (onde foi implantado um porto na década de 40) e Cachoeira do Sul.
Amarópolis encontra-se localizada a 74 km de Porto Alegre. Juntamente com as barragens eclusadas do Anel de Dom Marco – no município de Rio Pardo, e Fandango – em Cachoeira do Sul, propiciam um estirão navegável de aproximadamente 300 km ao longo do rio Jacuí, permitindo, em qualquer época do ano, a navegação até os portos de Estrela – no rio Taquari, Rio Grande – porto marítimo na extremidade sul da Lagoa dos Patos, e Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do estado e do país, proporcionando cerca de 880 km de vias navegáveis interiores no Rio Grande do Sul.

 O barramento é constituído de dois passos navegáveis onde foram implantadas um total de 84 alças (aproximadamente 3 t cada uma) tipo Aubert, sendo 42 em cada vão, todas com 2,00 m de largura por 6,32 m de altura, respaldadas na cota 5,50 m, proporcionando um desnível de 4,50 m; visando sua manobra, foi construída uma ponte metálica, com 720 toneladas de peso total, sobre a qual foram instalados dois carros de manobra destinados à movimentação das alças.

                                                                                      Junto à barragem, em sua margem esquerda, foi construída uma eclusa com dimensões, em planta, idênticas às da Barragem do Anel de Dom Marco, ou seja, 120 m x 17 m, sendo o enchimento da câmara efetuado através de aquedutos alimentados por comportas tipo vagão.
À montante da eclusa foi implantado um muro guia com 50 m de comprimento, enquanto que a jusante foi construído um cais de atracação com 64 m de comprimento.
Na margem direita, junto ao pilar, foi construída uma escada de peixes que serve para migração dos mesmos na época da piracema que normalmente ocorre de dezembro de um ano até março do ano subseqüente.
Fazendo parte do conjunto barragem-eclusa, foi construído um dique de terra na margem direita, com extensão de 1.900 m, estando a jusante protegido com enrocamento tipo tout-venant.
Para movimentar os equipamentos da eclusa, foi construída, na margem esquerda, uma Casa de Comando, com seu piso na cota 14,60 m.
Em torre independente localizada na margem esquerda, estão instalados dois transformadores de 160 KVA e um grupo gerador de emergência, diesel-elétrico, com 160 KVA, destinado a operar em caso de falta de energia elétrica.
Nas imediações da barragem, o rio Jacuí apresenta a característica de possuir seu leito maior freqüentemente inundável, devido à pequena altura das suas barrancas.
Fonte:www.portoestrela.com.br

1911 - POLÍTICA DE SANTO AMARO

O Jornal Correio do Povo do dia 30 de setembro de 1911,noticiava:

Politica de Santo Amaro - Sabemos que, no caso da successão intendencial de Santo Amaro, o dr. Borges de Medeiros, chefe do partido republicano, approvará a indicação feita ao eleitorado pelo coronel Camillo Mercio Pereira, actual intendente daquelle municipio. Sabemos mais, com segurança, que o dr. Borges de Medeiros é completamente alheio á solidariedade que lhe emprestam na agitação ali feita pelo sr. Hugo Ungaretti. O coronel Camillo Mercio, que se achava nesta capital, regressou, hontem, para Santo Amaro.

CARTÕES DE CONFIRMAÇÃO DO ENEM COMEÇAM A SER ENTREGUES

Os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 começam a ser entregues aos 5,3 milhões de candidatos a partir desta semana. A operação de distribuição iniciou hoje (27) pelas cidades do interior e, na próxima semana, chegará às capitais, segundo informou os Correios.
O cartão de confirmação traz as informações sobre o local onde o candidato irá fazer a prova e os horários. O documento precisa ser, obrigatoriamente, apresentado no dia do exame. As provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro.
Segundo os Correios, a entrega dos cartões não será afetada pela greve dos funcionários porque, no caso do Enem, foi preparada uma “operação especial” com logística específica. Além dos cartões, os Correios são responsáveis pela distribuição das provas do Enem, com apoio das polícias estaduais e das Forças Armadas.
Fonte:Agência Brasil 27/09/2011

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BRASIL SOBE UMA POSIÇÃO EM RANKING DE COMPETIVIDADE NO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Os avanços nas áreas do capital humano, da infraestrutura de tecnologia da informação (TI) e do ambiente jurídico ajudaram o Brasil a subir uma posição e atingir a 39ª colocação no Índice de Competitividade do Setor de TI. O levantamento foi divulgado hoje (27) pela Economist Intelligence Unit e pela Business Software Alliance.
O estudo engloba 66 países e visa a comparar a competitividade no setor de tecnologia da informação. Seis fatores foram avaliados: ambiente de negócios; infraestrutura de TI; capital humano; ambiente de pesquisa e desenvolvimento; ambiente jurídico e suporte ao desenvolvimento do setor.
A pesquisa começou a ser realizada anualmente em 2007. Desde então, o Brasil conseguiu subir quatro posições, saindo de 31 para 39,5 pontos. Com a nova colocação, entre os países do Brics, o Brasil se aproxima da Índia (34ª) e da China (38ª), e supera a Rússia, que está na 46ª posição. e a África do Sul (47ª). “Como os mercados atingíveis de tecnologia sofisticada são limitados nos países do grupo Brics, suas empresas de TI lutam para atrair consumidores nas economias desenvolvidas”, aponta o estudo. Entre os países da América Latina, o Brasil fica atrás apenas do Chile, que está na 32ª posição. No entanto, está à frente da Argentina (45ª), da Colômbia (49ª), do Peru (55ª), da Venezuela (58ª) e do Equador (59ª).
Segundo o diretor da Business Software Alliance no Brasil, Frank Caramuru, o entendimento da necessidade de mudanças pelo governo federal no setor de TI é fundamental para a continuidade do progresso. “O Brasil está no caminho certo ao disponibilizar mais acesso de banda larga à população. Mas o destaque é o marco civil da internet sinalizado pelo governo, que demonstra a preocupação com a inovação”, disse.
Na avaliação de Caramuru, o progresso é válido, mas ainda há margem para melhorias que devem priorizar a qualificação de profissionais. Apesar do aumento no número de formandos no ensino superior nas áreas de ciências e engenharia, a pontuação na qualidade de habilidades tecnológicas ficou inalterada e, segundo ele, “há temores de uma futura escassez de profissionais qualificados” para atender à demanda.
“Pode melhorar mais, há bastante espaço para isso. O conhecimento dos nossos profissionais é menor quando comparado ao de [profissionais de] outros países. Chegam ao mercado de trabalho despreparados. É preciso mais investimento durante o ensino e também maior participação da iniciativa privada para melhorar esse quadro”, avaliou.
O estudo também destacou que o “suporte do governo para o desenvolvimento do setor continua firme e razoavelmente equilibrado” e “que medidas como as novas barreiras à importação anunciadas pelo governo em 2011 aumentarão as preferências por compras locais na aquisição de TI pelo público”.
Fonte:Agência Brasil 27/09/2011

ENSINO MÉDIO MUDARÁ NAS ESCOLAS ESTADUAIS

O 1 semestre letivo de 2012 será marcado pelo início de profundas mudanças no currículo do Ensino Médio (EM) da rede pública estadual. As 1.053 escolas que oferecem Ensino Médio ou Profissionalizante implantarão, de forma gradativa, um novo currículo a partir do 1 ano/EM. Os demais anos prosseguirão no sistema vigente, que será extinto nos próximos dois anos, na medida em que esses estudantes concluírem seus cursos.
Os ingressantes no EM já devem ser matriculados na nova modalidade curricular e fazer a opção no ato da matrícula. As inscrições vão ocorrer de 13 a 31/10/2011; e a efetivação das matrículas será de 4 a 10/1/2012. As escolas de Ensino Médio estarão divididas em três modalidades: Ensino Médio Politécnico (com forte Educação geral); Ensino de Formação Profissional específica; e EM e Formação de Professores, que irá preparar docentes para a Educação Infantil e o ciclo de alfabetização das séries iniciais/EF.

As mudanças foram anunciadas ontem pelo secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, quando ressaltou que a proposta de reestruturação do Ensino Médio atende às diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE), contidas na resolução 04/2010, em processo de homologação no MEC (Ministério da Educação). Jose Clovis assinalou que também a orientação da Unesco contempla qualificação, articulação com o mundo do trabalho e práticas produtivas. Entre os desafios da iniciativa, está o de trazer para a escola 84 mil jovens em idade de cursar o EM e que hoje estão fora da sala de aula.

Essa proposta da SEC se constitui em um Ensino Médio politécnico, com articulação das áreas de conhecimento e suas tecnologias e com os eixos de cultura, ciência, tecnologia e trabalho.

Segundo o secretário de Educação, as mudanças buscam superar a situação atual gaúcha, que apresenta defasagem idade-série de 30%; índice de abandono escolar de 13%, principalmente no 1 ano; e ainda 21,7% de reprovação. Dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2010 revelam que o 1 ano do EM de 793 escolas da rede estadual do RS recebeu matrícula de 161 mil alunos.

Mudanças no EM

Modalidades: terá três formatos: Politécnico; Formação Profissional Específica; Ensino Médio e Formação de Professores.
Currículo: nova proposta implantada no 1 ano, em 2012.
Opção: os alunos optam pela modalidade no ato de matrícula.
Inscrições: 13 a 31/10/2011.
Matrículas: 4 a 10/1/2012.
Fonte:Jornal Correio do Povo 29/09/2011

POLÍCIA IDENTIFICA AGRESSOR DE PITBULL

A Polícia Civil de Arroio do Meio elucidou dessa quinta-feira, 22, o caso do pitbull que sofreu maus tratos na madrugada da sexta-feira passada e foi abandonado agonizando no bairro Medianeira. O motorista do automóvel que arrastou o cão foi identificado e ouvido na delegacia.No depoimento, o pedreiro Nilson Pritzke, de 35 anos, morador do bairro, disse que agiu em legítima defesa. O pitbull teria atacado outro cachorro e ao tentar separá-los avançou no agressor. Este se defendeu com um bastão, causando as lesões. Depois, pensando que o cachorro estava morto, o amarrou atrás do carro e o levou para o local onde foi abandonado.
Como o agressor trabalha fora só soube da repercussão do caso ontem quando retornou e viu a intimação. Compareceu à delegacia onde confessou o ato.
Segundo Pritzke, o cachorro era de sua irmã que se mudou para São Paulo. O animal foi medicado e está sob os cuidados de um veterinário.
O delegado João Alberto Selig vai encaminhar o caso para o Judiciário. A pena máxima para este tipo de crime é de dois anos de reclusão, mas pode ser revertida em multa ou trabalhos comunitários.
Fonte:Gazeta do Sul 23/09/2011

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E ARBORIZAÇÃO DA CIDADE DE GENERAL CÂMARA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de General Câmara desenvolve projeto de revitalização e arborização da cidade. Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para refletir sobre as questões ambientais e qualidade de vida, o professor e biólogo Dinoel Machado Gehlen, responsável pelo projeto, busca parceria com a comunidade e entidades para dar continuidade ao projeto, que teve início com o plantio de dez mudas ornamentais no canteiro da avenida 15 de Novembro. A ideia é envolver todos os segmentos da sociedade e, paralelamente ao plantio e substituição de plantas danificadas, desenvolver ações de educação ambiental. Para isso, será realizado trabalho constante de educação para sensibilização da população quanto à importância da vegetação pelos vários benefícios que pode proporcionar ao meio urbano. A vegetação ao filtrar a radiação solar suaviza as temperaturas extremas, contribui para preservar a umidade dos solos atenuando sua temperatura, além da valorização visual e ornamental do espaço urbano. O professor Dinoel adverte, no entanto, que todo plantio de mudas deve seguir normas de arborização urbana.
Está marcada para o dia 4 de outubro, na sala de reuniões da prefeitura, um encontro com grupos de alunos de escolas do município para alinhamento e planejamento das ações. Segundo Dinoel, a falta de planejamento pode ocasionar problemas como o plantio de espécies em locais inadequados, que podem ao invés de trazer benefícios à população, gerar transtornos e desconforto. Entidades e ou voluntários interessados em fazer parte do projeto devem procurar a Secretaria de Meio ambiente do município.
Fonte:Jornal Portal de notícias 27/09/2011

RS DEIXOU DE INVESTIR R$4 BILHÕES NA EDUCAÇÃO

O Rio Grande do Sul deixou de investir R$ 4 bilhões em Educação, nos últimos quatro anos, e está entre os estados que não aplicaram no setor o mínimo exigido pela Constituição. O dado foi revelado pela secretária adjunta de Educação, Maria Eulália Nascimento, durante o seminário que debateu ontem o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na Assembleia Legislativa. O PNE prevê o incremento de, no mínimo, 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país na área, até 2020.
Para a presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra (PT-RN), a meta é insuficiente, diante dos desafios do setor. "Precisamos de um PNE corajoso. Avaliamos que 7% do PIB não será suficiente. Temos que ousar nos investimentos", afirmou. Até 2020, o Ministério da Educação (MEC) pretende qualificar o Ensino Fundamental, diversificar o Ensino Médio e ampliar a graduação para 10 milhões de matrículas. Quanto às creches, a previsão é construir mais 6 mil, na gestão da presidente Dilma Rousseff.
Maria Eulália destacou que os problemas da Educação não podem mais recair sobre alunos e professores. "É preciso uma avaliação institucional que inclua a gestão do sistema." Ela acrescentou que "são três os pilares fundamentais para a recuperação da Educação pública gaúcha: reestruturação do currículo; valorização profissional; e pesado investimento na recuperação física das escolas". Conforme Maria Eulália, é preciso dar atenção especial ao Ensino Médio (em fase de reestruturação no RS). E adiantou que, em 2012, o Pronatec deve oferecer 22 mil vagas no RS.
Fonte:Jornal Correio do Povo 28/09/2011

RELATOR VAI ALTERAR META DE INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO PARA MAIS DE 7% DO PIB

A meta de crescimento do investimento em educação para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020, estabelecida pelo governo no Plano Nacional de Educação (PNE), será revista para mais. Foi o que adiantou o relator do projeto de lei do plano na Câmara, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR). Desde julho ele está trabalhando no relatório do PNE que recebeu quase 3 mil emendas na comissão especial criada para avaliar a matéria. O plano prevê 20 metas de melhoria no acesso e na qualidade do ensino do país que deverão ser alcançadas até o fim da década. “Os diagnósticos feitos pela sociedade e pelos parlamentares apontam um valor diferenciado dos 7%", avalia o deputado. Segundo Vanhoni, a meta de investimento deverá ficar entre os 7% do PIB proposto pelo governo e os 10% defendido por movimentos sociais e entidades da área como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Campanha Nacional pelo Direito a Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais e Educação (Undime).
De acordo com o relator, o número ainda não foi finalizado porque a análise de todas as metas ainda não terminou e caso uma delas seja revista poderá aumentar o valor previsto para o financiamento - como por exemplo a ampliação de matrículas em alguma etapa da educação ou melhoria da qualidade. Ele acredita que o patamar ficará abaixo dos 10% pleiteados pelas emendas da sociedade civil e defendeu que a meta precisa ser uma “ousadia possível”. A previsão de Vanhoni é que a primeira versão do relatório seja apresentada até o fim da primeira quinzena de outubro.
Hoje (27) a comissão especial que analisa a matéria elegeu um novo presidente. Lelo Coimbra (PMDB-ES) assume a vaga deixada pelo ex-deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) que foi nomeado ministro do Turismo. Após a apresentação do relatório, será aberto um prazo de cinco sessões para que os membros da comissão possam apresentar novas emendas. Coimbra acredita que a aprovação deverá ser concluída até o fim de novembro, quando o texto será encaminhado para o Senado. Segundo ele, o trabalho mais difícil será buscar um consenso para que o relatório seja aprovado.
“A gente só deve colocar o relatório em votação quando houver uma convergência mínima entre os deputados. Teremos divergências, mas na hora do voto não se pode transformar numa batalha campal”, defendeu.
Fonte:Agência Brasil 27/09/2011

VAPOR PORTO ALEGRE

 foto: Blog Elton etges
No dia 27 de setembro de 1911 o jornal Correio do Povo noticiava:

Linha de Santo Amaro - De 2 de outubro proximo em diante, o vapor Porto Alegre partirá desta capital para Santo Amaro, todos os dias, ás 6 horas da manhã, excepto aos domingos.
Para maior commodidade, os passageiros poderão dormir a bordo.

fonte:Jornal Correio do Povo 27/09/2011

Leia também:
PONTE DO BARRETO - A HISTÓRIA RECONTADA

domingo, 25 de setembro de 2011

PÓS-GRADUAÇÃO - UNIASSELVI - GENERAL CÂMARA

CURSOS PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTE SEMESTRE
Orientação Educacional - 570h
Psicopedagogia Clínica e Institucional -640h
Supervisão Educacional - 570h

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
de 21 de Setembro a 21 de outubro de 2011

DATA E HORÁRIO DE INÍCIO DOS CURSOS:
AULA INAUGURAL"INSTRUCIONAL" DIA:
21 DE OUTUBRO DE 2011, À 19:30 HORAS

AULAS 100% PRESENCIAIS EM FINAIS DE SEMANA ALTERNADOS

LOCAIS DE INSCRIÇÕES:
 PREFEITURA DE GENERAL CÂMARA: Fone: 51 3655 1393
Rua David Canabarro,120
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Identidade, CPF, foto 3X4, cópia certificado e histórico escolar do ensino superior.

INPI PREVÊ AUMENTO DE 15% ESTE ANO NO NÚMERO DE PEDIDOS DE REGISTROS DE MARCAS

O número de pedidos de registro de marcas deve atingir o recorde de 150 mil este ano, com aumento de 15% em relação a 2010, quando somaram 130 mil, segundo o diretor de Marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Vinicius Bogéa Câmara.
Com a entrada em funcionamento da nova versão do sistema de depósitos de marcas online do Inpi, o e-Marcas 2.0, Câmara acredita que a tendência é aumentar ainda mais os pedidos de registro marcos. O novo sistema é voltado, sobretudo, aos micro, pequenos e médios empresários.
A atual versão online do sistema de depósitos de marcas ficará disponível aos usuários até as 24h do dia 30 deste mês. O serviço se tornará indisponível no final de semana seguinte, para que a nova versão possa entrar em funcionamento em 3 de outubro.
Câmara destacou a importância do sistema, que permite que os cidadãos possam, de qualquer lugar do Brasil, durante sete dias da semana, 24 horas por dia, enviar o pedido de registro de marcas eletronicamente. “Não há necessidade de enviar nada em papel.”
Fonte:Agência Brasil 23/09/2011
O sistema existe desde 2006 e conta com um nível de adesão de 75%, considerado bem elevado pelo Inpi. Depois de cinco anos em funcionamento, o Inpi resolveu repaginar o sistema, atendendo críticas e sugestões dos usuários, informou Câmara. Segundo ele, o novo sistema traz benefícios em termos de usabilidade, uma vez que torna o processo mais acessível ao usuário.
De acordo com ele, e-Marcas 2.0 vai ajudar ao usuário, sobretudo o menos experiente, a não cometer erros. O processamento dos pedidos de marcas, acrescentou, será mais rápido.
Uma novidade que a nova versão do sistema traz é a certificação digital. Quando receber o formulário do usuário, com os anexos, o Inpi vai transformar esse pedido em um pacote certificado em PDF. “É como se fosse uma assinatura digital do Inpi, garantindo a fidedignidade daqueles dados, o que tez segurança para todo o sistema.”
O e-Marcas 2.0 dará ainda maior autonomia ao Inpi. A versão anterior foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que o mantém até hoje. Essa hospedagem sai agora do Serpro e passa para o Inpi. “Isso representa, em termos de autonomia em relação ao sistema e a novas e futuras implementações, um ganho considerável.”
Em um prazo de três a quatro meses, a tendência é que haja um aumento na procura por registro de marcas, por causa das novas funcionalidades que deverão ser inseridas no sistema, prevê Câmara. Uma delas é a possibilidade de um pedido ser encaminhado para diversas classes que estejam enquadradas no total de 45 classes internacionais de produtos e serviços.
“Com essa nova versão, tenho condições, no médio prazo, de construir um sistema multiclasses. Ou seja, com um único pedido, o usuário pode dizer em quantas e quais classes quer depositar o pedido”, assinalou o diretor de Marcas do Inpi. O usuário também poderá indicar livremente os produtos e serviços que a marca dele visa a designar.
Até o final deste ano, acrescentou Câmara, será implantado um novo sistema interno de processamento de pedidos, que também beneficiará os usuários. Esse sistema está sendo desenvolvido em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi). “Isso vai garantir maior eficiência e rapidez no processamento.”

NOTA DOS ALUNOS DE REDE PÚBLICA SOBE 11 PONTOS NO ENEM DE 2009 PARA 2010

De 2009 para 2010, a nota dos alunos de escola pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu 11 pontos. A variação positiva no mesmo período entre os estudantes dos colégios particulares foi 6 pontos, encurtando um pouco a distância entre as duas redes. Os números são resultados de mais uma análise das notas do Enem de 2010 feitas pelo Ministério da Educação (MEC), que até a semana passada tinha divulgado apenas as médias individuais de cada escola.
No ano passado, 221 mil alunos da rede privada fizeram a prova e a média alcançada por eles foi 585,84 pontos – considerando apenas as provas objetivas. O contingente de estudantes das escolas públicas que participaram do Enem foi mais do que o triplo (790 mil) e a média foi 490,28 pontos – uma diferença de 95 pontos no desempenho das duas redes.
Para o MEC, o Enem não é o melhor instrumento para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas escolas já que a participação dos alunos na prova é voluntária. Além disso, não mede alguns fatores importantes que têm impacto nesse resultado, como a diferença entre as condições socioeconômicas dos dois grupos, a escolaridade dos pais e o investimento feito por aluno, que é bastante superior na rede privada. A medida mais correta, segundo a pasta, é a comparação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no ano passado, que é feito por amostragem. A rede pública alcançou 3,4 pontos no último Ideb contra 5,6 da particular.
O ministério destaca que, comparando os melhores alunos da escola pública com o total de alunos da rede privada, a diferença entre os dois públicos ficou em apenas 7 pontos em 2010, contra 10 pontos em 2009. A média dos 221 mil melhores alunos das escolas públicas foi 578,21 pontos, contra 585,84 do total dos colégios particulares.
Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, os números mostram que a “elite” da escola pública tem condições de competir pelas vagas das universidades públicas no mesmo patamar da rede privada. “Isso é importante para sabermos se temos um exército na rede pública em condições competitivas.” Usando as notas obtidas no Enem, o estudante pode pleitear uma vaga em universidades públicas que aderiram ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Na última edição foram 83 instituições de ensino participantes.
Fonte:Agência Brasil 23/09/2011

sábado, 24 de setembro de 2011

TOTEM REGISTRA 325 MIL MORTES NO PAÍS

Desde a instalação do Totem, que contabiliza as mortes no trânsito no Brasil, em média, 0,7 pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito, no país. Na Capital, a peça foi instalada no último dia 9, e já contabilizou 325.834 mortes, até o dia 22, em todo o país. No RS, de acordo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), desde o início deste ano, 1.037 pessoas morreram no tráfego. A maioria das vítimas fatais é do sexo masculino, envolvidas em 80% das ocorrências.
Fonte:Jornal Correio do Povo 24/09/2011

ALUNOS PROJETARAM UM CARRO MOVIDO A ENERGIA SOLAR E ELÉTRICA

Alunos do Colégio Americano, de Porto Alegre, projetaram um carro movido a energia solar e elétrica. A iniciativa, inscrita e aprovada para participar do Salão Jovem Ufrgs, custou cerca de R$ 3 mil e levou quatro meses para ficar pronta. Em média, 20 estudantes atuaram na construção do equipamento. O trabalho foi coordenado pelo professor de Física José Ramiro. "Trabalhamos questões de sustentabilidade e energias renováveis", explicou.
José lembrou que os alunos já construíram o protótipo de uma casa em que os aparelhos funcionavam com energia solar. "Foi daí que surgiu a ideia de elaborar um carro com mesma tecnologia", revelou o docente. Segundo ele, os maiores desafios foram a necessidade de importação de peças, como a placa solar e o controlador de potência. Além disso, o banco, o volante e os motores tinham que ser na medida certa.
Antes de "colocar a mão na massa", os alunos pesquisaram bastante. "A melhor parte foi sair da sala de aula e colocar em prática tudo o que aprendemos nos exercícios", revelou a aluna Valentina Serpa, de 16 anos.
O carro construído pelos jovens do Ensino Médio tem capacidade para uma pessoa e possui motor de 40w de potência. Nos testes, mostrou-se adequado para um ocupante de até 75 kg. "Conseguimos ficar quase três meses usando o carro só com a energia solar", garantiu. Um dos integrantes do projeto, Lorenzo Costa, 14 anos, ficou empolgado com o resultado: "Acredito que a energia solar vai substituir os combustíveis fósseis. É uma fonte limpa e inesgotável", salientou. Já o professor projetou: "Quando me aposentar quero levar um veículo semelhante para a praia e empregá-lo em pequenos deslocamentos", observou.
Fonte:Jornal Correio do Povo 23/09/2011

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

1O ANOS E MILHARES DE VIDAS A SEREM SALVAS

Todo bom administrador sabe: para obter resultados expressivos, é preciso ter um objetivo claro em vista, estabelecer prazos, distribuir responsabilidades, planejar a participação de cada parte no todo. Isso, porém, somente pode ocorrer após um período de preparação, de avaliação das próprias fraquezas e dos pontos fortes por parte de cada participante, de estudo do público e do ambiente cultural que envolve cada questão.
A mortalidade no trânsito tornou-se uma realidade que ninguém mais pode ignorar. Já em 2004, a Organização Mundial da Saúde, órgão ligado à Organização das Nações Unidas, elegia o acidente de trânsito como epidemia mundial a ser combatida. Em maio deste ano, a ONU lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, para que em todo o mundo fossem arregimentadas forças sociais para lutar contra a carnificina.
Como em tantas outras frentes, também nessa as pessoas sentem que é tempo de agir, que é preciso dar um basta à situação que hoje se apresenta. Até aqui, ONGs, instituições, órgãos administrativos pesquisaram, planejaram, aprenderam a conhecer seu público e a si mesmos, suas limitações e seus pontos fortes. Chegou a hora de reunir as melhores habilidades de todos os que já se envolveram com a questão da acidentalidade, atrair novos participantes e pôr mãos à obra. O grande projeto está lançado: reduzir o número de mortos no trânsito à metade, em dez anos e em todo o mundo. Nessa luta, torna-se imprescindível a participação da imprensa, mais do que divulgando, estimulando as pessoas a se integrar a um projeto em que o prêmio é a vida e a integridade delas próprias.
No Brasil, o Denatran escolheu como tema da Semana Nacional de Trânsito 2011, que se encerra no próximo dia 25, a proposta da ONU. Entretanto, a ideia seguirá pela próxima década e o RS já faz parte dessa mobilização global. No dia 11 de maio, o governador Tarso Genro assinou decreto criando o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, ligado ao Gabinete do vice-governador, Beto Grill. O Detran/RS segue empenhado em ações efetivas de redução da acidentalidade, já tendo colhido frutos no primeiro semestre. Hoje, porém, o Detran/RS sente seu trabalho quotidiano integrado a um esforço maior, tornando-o partícipe de um movimento mundial que tem tudo para ficar na história.
Alessandro Barcellos
presidente do Detran/RS
Fonte:Jornal Correio do Povo 23/09/2011

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

RECICLADOS VIRAM MOEDA ALTERNATIVA

Alunos da Escola Municipal Balduíno Robinson, no bairro Encosta da Serra, em Três Coroas, desenvolvem o projeto "Reciclando a Vida", que pretende tornar o local de moradia mais agradável, e contribuir para conscientizar os moradores da região sobre a importância da reciclagem.
Os estudantes que moram nessa localidade recolhem garrafas pet, latinhas, vidros, papel e papelão nas imediações de suas casas e os trocam por uma moeda alternativa chamada Eco Câmbio. O dinheiro só pode ser usado no comércio local, para a compra de produtos de higiene e alimentação. Os materiais recolhidos são trocados pelas cédulas em um Eco Ponto. Depois de armazenados, temporariamente, os resíduos são entregues ao Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, que, por sua vez, os encaminha às empresas para que sejam utilizados como matéria-prima para seus produtos.
As trocas ocorrem todas as quartas-feiras, pela manhã e à tarde. A iniciativa escolar integra um projeto maior chamado "Dia de Sol", resultado de parceria entre o Sindicato e a Prefeitura. Desenvolvido em nove escolas municipais, o programa prevê ainda oficinas e ações que propõem um desenvolvimento sustentável, de acordo com a realidade de cada comunidade escolar.
Fonte:Jornal Correio do Povo 22/09/2011

HOMENAGEM PARA LANDELL DE MOURA

No ano que se comemora os 150 anos de nascimento do padre Roberto Landell de Moura, mais uma homenagem ao cientista foi prestada ontem, em Porto Alegre - sua terra natal. Uma rua do bairro Hípica, zona Sul da Capital, foi batizada com o nome do padre inventor. Além do descerramento da placa denominativa, foram plantadas 48 árvores nativas regionais em uma praça próxima à rua Padre Landell de Moura. Natural de Porto Alegre, Roberto foi precursor do rádio, da televisão, do teletipo e de notáveis descobertas na área de telecomunicações. No final do século XIX, ele transmitiu a voz humana à distância através de uma onda eletromagnética em experiências realizadas em São Paulo.

Fonte: Jornal Correio do Povo 22/09/2011

MUSEU OCEONOGRÁFICO RECEBE TUBARÃO DE RARO REGISTRO

O Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) recebeu em doação um exemplar, sem vida, de uma espécie de tubarão que habita águas profundas e que raramente é visto com vida. Trata-se do tubarão-duende. O animal, um macho de dois metros e trinta centímetros de comprimento, foi pescado acidentalmente em uma rede de emalhe pelo barco pesqueiro Gunnar Vingrenn III, no último dia 12, a 400 metros de profundidade, no oceano Atlântico Sul, na costa do Rio Grande do Sul, na latitude 31 graus sul. A doação ao museu foi feita pelo observador de bordo Luiz Fernando Raizer Moro, da Univali, de Itajaí (SC).
De acordo com o diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos, essa espécie atinge até quatro metros de comprimento e vive bem no fundo do mar. Ocorre no oeste do oceano Pacífico e a oeste do Índico e a leste e oeste do oceano Atlântico. Alimenta-se de lulas, camarões, polvos e outros moluscos, que também vivem no fundo do mar. Possui um longo nariz em forma de faca incorporada por minúsculas células sensoriais e uma grande boca com dentes em forma de agulha. "Os tubarões-duendes são um dos mais antigos tubarões existentes no mundo. Há registro dessa espécie ao largo das costas das ilhas japonesas, Austrália e do sul africano", observa Barcellos. "Desde 1898 foram encontrados 36 tubarões dessa espécie no mundo todo", acrescenta.
Na tarde de hoje, 21, a convite de Barcellos, o professor do Laboratório de Elasmobrânquios do Instituto de Oceanografia da Furg, Carolus Maria Vöoren, analisou o exemplar que, depois, foi encaminhado a esse laboratório. Segundo Vöoren, é um animal jovem, que vai ser preservado em um tanque com formol e será integrado à coleção científica do local. Para a preservação dos órgãos internos, será injetado formol na cavidade abdominal.
O responsável pelo laboratório, professor Santiago Montealegre Quijano, observou que já houve registros dessa espécie no Pará e no Rio Grande do Sul. Este será o primeiro tubarão dessa espécie a ser incluído na coleção científica da Furg.
Por Carmem Ziebellcarmem@jornalagora.com.br
Fonte:Jornal Agora 21/09/2011

MANTER AS MÃOS LIMPAS AJUDA A EVITAR UMA SÉRIE DE DOENÇAS

A higienização constante das mãos pode prevenir doenças como diarreias provocadas por contaminação por verminoses e protozoários, conjuntivite, Influenza, desde a gripe sazonal até o H1N1, infecções relacionadas a ambientes hospitalares, surtos de enfermidades transmitidos por alimentos, entre outros. Mas muitos evitam manter este hábito. Por isto cresce a importância da lavagem das mãos nessa época do ano, já que períodos de baixa umidade transmitem estas doenças em maior volume.
O alerta é feito pela coordenadora da Área de Controle de Infecções da Secretaria de Estado de Saúde, Nádia Aparecida Campos Dutra. A partir da experiência como enfermeira, ela enumera como pode acontecer a transmissão. “Pode ser por meio de consumo de alimentos contaminados ou das mãos contaminadas e levadas à boca. Até mesmo um aperto de mãos, devido a gotículas infectantes que contaminam as mãos ao tossir e espirrar podem disseminar doenças“, esclarece.
De acordo com a coordenadora, a higienização das mãos deve ser frequente. “Claro que isto pode variar conforme as atividades que as pessoas exercem, mas devemos higienizar as mãos sempre, e antes e depois de: usar o banheiro, fumar, alimentar-se, visitar pacientes nos hospitais, preparar alimentos. Neste caso a atenção deve ser redobrada para quem trabalha em lanchonetes e restaurantes, para evitar também contaminar os alimentos preparados. Lavar as mãos é importante também após tossir ou espirrar”, ressalta.
Outro importante higienizador, além dos tradicionais água e sabão, é o álcool gel. Desde que numa concentração de 70%, ele tem ação efetiva para manter as mãos limpas. “Ele pode ser eficaz contra bactérias, vírus, inclusive HIV e hepatite B e alguns fungos. Para isto, deve-se friccionar bem o produto nas mãos”, explica.

Direito da população
Nádia Dutra acrescenta que a população deve estar consciente da importância da higienização das mãos. Salienta, ainda, que o cidadão deve ter acesso a dispensadores de sabonete líquido e de álcool gel a 70% em locais como hospitais, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, serviços de estética, restaurantes e outros serviços relacionados à saúde. “Isto é um direito e dever da população, uma vez que é obrigatório o uso de álcool gel nos serviços de saúde, conforme Resolução (RDC) da Anvisa número 42, de 25 de outubro de 2010″, finaliza.

Fonte: divirta-se.uai.com.br
Acesso em: 15/09/2011
Pesquisado por Claudine Abbud Giacomitti Budel – Voluntário Online

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

AS ÁRVORES DA VIDA

Rua Gonçalo de Carvalho,Porto Alegre, a  mais bonita do mundo
Melhorar a qualidade de vida, regular a temperatura térmica do ambiente, reter as partículas de poeira encontradas no ar e tornar a cidade mais bonita são alguns dos benefícios que as árvores oferecem à população. E, nesta quarta-feira, 21, dia dedicado a sua existência, não há nada mais importante do que dar uma atenção especial a este ser vivo que tanto purifica o ar que respiramos. No entanto, vandalismo, queimada e derrubada são, infelizmente, alguns dos atos de violência praticados pelos seres humanos contra as árvores há muito tempo.
Contrário a essas atitudes, o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam), Clóvis Breda, revelou que a participação da população é de extrema importância na preservação e na conservação da natureza. Segundo ele, o município apresenta um bom nível de arborização, com mais de 1,4 mil árvores espalhadas em vias, parques e praças. Prova disso, a Gonçalo de Carvalho foi recentemente considerada por blogs nacionais e internacionais como a rua mais bonita do mundo. Contudo, o engenheiro avalia que a boa condição do município em relação a quantidade de árvores, poderia ser melhor se houvesse uma maior participação dos porto-alegrenses.
"A população deveria agir como uma espécie de guardião da natureza, mas nem todo o cidadão tem essa consciência. De cada cem mudas plantadas, 70% são perdidas por atos de vandalismo", declarou. Segundo Breda, são plantadas por ano mais de 6 mil mudas, as quais servem para reposição de árvores removidas ou que representam riscos. "Tentamos sempre plantar mudas nativas, por serem mais resistentes ao ataque de pragas e moléstias", explicou o agrônomo.
O diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Roberto Ferron, revelou que, conforme o último inventário feito em 2008, o Rio Grande do Sul possui mais 4,7 milhões de hectares de áreas florestais, cerca de 17%. Porém, como a cada cinco anos um novo inventario é realizado, a estimativa do departamento é de que o índice já tenha atingindo 25%. "Essas áreas resultam de zonas abandonadas em razão do êxodo rural e que passam por um processo de recuperação", explicou.
Segundo o diretor, o trabalho de recuperação e conservação das matas nativas é desenvolvido por meio das 26 coordenadorias regionais, em parceria com a Brigada Militar e o Ibama. Entre as ações executadas estão o plantio de mudas, a coibição de qualquer ato de vandalismo e a aplicação de multa ao infrator. "Os nossos técnicos trabalham permanentemente no cuidado ao meio ambiente, então, quando é feita uma denúncia referente a qualquer ato de depredação, eles saem à busca do agressor", revelou Ferron. Nos próximos quatro anos, a Defap pretende plantar mais de 30 mil mudas de araucária no Rio Grande do Sul.
Fonte:Jornal Correio do Povo 21/09/2011

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA ABASTECE ESCOLA

A Escola Estadual de Ensino Médio 9 de Maio, no município de Imbé, no Litoral Norte do RS, conta com um aquecedor solar de água, projetado e construído pelos alunos da turma 31, do 3 ano. O trabalho faz parte de um projeto que foi proposto pelo professor de Física, Júlio César Lopes, sobre temas relevantes ao meio ambiente e à sustentabilidade do planeta, como fontes renováveis de energia. A ideia é promover a conscientização da comunidade.
O aquecedor foi estruturado, há pouco mais de um mês, com garrafas PET pintadas de preto (para maior absorção do calor), canos de PVC e bombonas de água mineral. O projeto desenvolvido na instituição prevê ainda uma ação social, com a instalação de aquecedores em duas residências de famílias de baixa renda, em Imbé e Tramandaí.
Há três anos, alunos da Escola 9 de Maio foram premiados em uma Feira de Ciências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela construção de um gerador de energia eólica. Agora, o foco é a energia solar.
Segundo o professor Júlio César, para auxiliar o trabalho de conscientização da comunidade, foi montado um painel com alternativas energéticas; e construída a maquete de uma cidade. Ele também lembrou que estão sendo distribuídos folhetos em instituições e escolas de Imbé.
Fonte:Jornal Correio do Povo 21/09/2011

terça-feira, 20 de setembro de 2011

DICAS PARA SER SUSTENTÁVEL NO SUPERMERCADO

Donos e donas de casa sabem que fazer supermercado é uma das tarefas mais importantes da rotina do lar. O que acha de tornar esse momento mais sustentável? Com algumas escolhas simples e pequenas mudanças de atitude é possível abastecer a dispensa e diminuir os impactos no planeta. Selecionamos 10 dicas práticas para levar para o supermercado.

1 – Faça uma lista de compras
Nos dias de hoje, somos incentivados a consumir o tempo todo. Por isso, muitas vezes compramos mais do que realmente precisamos. Para evitar esse consumo abusivo, uma boa dica é fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado. Isso evita aqueles impulsos de levar coisas desnecessárias, como uma bebida que você nem gosta tanto ou um pacote de salgadinhos que engorda e faz um mal danado à saúde.
Se for comprar alimentos perecíveis, leve apenas a quantidade necessária. Fique atento também ao prazo de validade dos enlatados. Comprando apenas aquilo que você sabe que vai consumir você acaba gastando menos e evitando que frutas, legumes, verduras, hortaliças e carnes apodreçam em sua casa ou que produtos passem da validade e acabem no lixo.

2 – Se alimente antes de ir ao supermercado
Parece óbvio, mas é pura verdade. Um estudo mostra que pessoas com fome compram mais comida. Compras desnecessárias tendem a gerar mais lixo e desperdício. Por isso, faça um lanche ou uma refeição e não vá às compras de barriga vazia.
Bem alimentado e com a ajuda de uma lista de compras fica mais fácil comprar somente o que for preciso, pôr em prática o consumo consciente e evitar gastos desnecessários.

3 – Evite as compras de mês
Em vez de ir uma vez só ao supermercado e comprar um estoque mensal de alimentos, prefira ir quinzenal ou semanalmente. Assim você evita comprar produtos que perderão a validade e acabarão no lixo.
Você ainda pode aproveitar e retornar um hábito comum aos nossos pais e avós, mas pouco valorizado nos dias de hoje: as feiras livres. Ali você pode encontrar uma variedade maior de produtos, muito mais saudáveis e saborosos. Mas não se esqueça de comprar apenas o necessário para o seu consumo e de sua família até a próxima feira.

4 – Faça supermercado pela internet
Muitas redes de supermercados já dispõem de serviços de compras pela internet. Se o seu já tiver, use-o. Além de seguro, o serviço poupa combustível (já que a entrega normalmente é sincronizada e feita de uma vez só, por um único veículo), tempo, dinheiro e estresse.
Apenas evite pedir produtos com entrega para o dia seguinte, já que isso geralmente consome muita energia. Também tente fazer as encomendas junto com parentes, amigos e vizinhos. Isso evitará mais gastos com entrega e viagens desnecessárias.

5 – Compre a granel
Em vez de comprar alimentos em embalagens padronizadas, experimente comprar somente a quantidade que você precisa. Além de evitar as embalagens descartáveis, você reduz o desperdício ao levar para casa apenas o que precisa.
Diversas feiras e supermercado dão a opção de compra a granel, alguns são até mais baratos que os tradicionais. É possível inclusive encontrar alimentos orgânicos vendidos em quantidade individual e com preços bem acessíveis. Outra dica é utilizar embalagens retornáveis (como aqueles sacos plásticos vedáveis) e utilizá-los sempre que for comprar determinado produto.

6 – Prefira alimentos sazonais, orgânicos e locais
A natureza não produz bananas ou melancias o ano inteiro. Então de que forma é possível encontrar sempre as mesmas hortaliças, legumes, verduras e frutas nos supermercados? Ora, cultivando de maneira a induzir a frutificação. Isso significa usar uma grande quantidade de água e agrotóxicos e lançar poluentes no solo. Na feira, portanto, fique atento à temporada e compre somente o que estiver dentro da estação. Você estará levando para casa alimentos mais saudáveis, que agrediram menos a natureza e que certamente terão um sabor bem melhor.
Sempre que possível, procure ainda comprar alimentos orgânicos. Eles normalmente trazem um selo de garantia e foram cultivados naturalmente, sem nenhum tipo de inseticida ou modificação genética. Fazem bem à saúde e são muito mais saborosos. Diversos estudos demonstram que a exposição humana a pesticidas pode causar problemas neurológicos, vários tipos de câncer, danos ao sistema imunológico e redução na fertilidade. Além disso, os agrotóxicos também contaminam a água e o solo.
Também prefira os alimentos que são cultivados dentro do perímetro da sua região, que geralmente emitem menos carbono na atmosfera durante o transporte e estimulam os produtores locais. Mas tome cuidado para não comprar alimentos cultivados em estufas aquecidas com energias não-renováveis, mesmo que elas estejam próximas a você.

7 – Não compre produtos de empresas irresponsáveis
Como consumidores, nós temos um grande poder de influenciar e mudar as práticas das empresas. Ao comprar produtos de marcas que agem de forma consciente e sustentável e que respeitam o meio ambiente, a cultura e a comunidade, e boicotar aquelas que atuam de forma oposta, você estará ajudando a mudar a realidade.
Grandes empresas já sofreram boicote e viram seus produtos serem deixados nas prateleiras como forma de protesto dos seus consumidores. Entre as críticas mais comuns estão as péssimas condições trabalhistas as quais estão sujeitos os empregados (algumas vezes, até crianças) e a degradação ambiental causadas pelos seus produtos.

8 – Não manipule alimentos na hora da escolha
Toda vez que você manipula algum alimento, como frutas, verduras e legumes, você reduz a sua vida útil e aumenta as chances de desperdício. Por isso, evita ao máximo o contato na hora da escolha.
Quando for à feira ou ao supermercado, escolha com os olhos e pegue nos alimentos somente depois que decidir qual irá levar.

9 – Se não for possível evitar,  diminua o uso de sacolas plásticas
Se for comprar pouca coisa, recuse a sacola plástica e leve os produtos em uma ecobag ou mesmo na bolsa ou mochila. Assim você reduz o consumo de plástico e vira um propagador da consciência ambiental.
Não deixe de explicar por que você está abrindo mão da sacolinha plástica e mostre que é possível carregar suas compras sem consumir mais plástico. E se as compras foram grandes, opte por ecobags resistentes, caixotes ou carrinhos e ajude a preservar o planeta.

10 – Cozinhe em quantidade e congele
Quando já estiver em casa com suas compras, separe um dia para preparar várias refeições para todo o mês ou a semana. Depois basta guardar no freezer e reaquecer no dia de consumi-la. Essa prática ajuda a economizar ingredientes e energia.
Os processos de descongelar e esquentar são mais econômicos do que se você fosse preparar todo o alimento de novo. Cada vez que você vai para a cozinha preparar uma refeição você consome uma enorme quantidade de água, eletricidade (geladeira, microondas, liquidificadores, etc), gás e também de alimentos, já que sempre sobra um pedaço de legume ou um punhado de tempero que termina no lixo.
Fazer tudo de uma vez evita esse tipo de desperdício e ainda poupa tempo para os próximos dias.

Fonte: Mercado Ético / blog Voluntários Online

NA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO, CAMPANHA É PELA REDUÇÃO DE MORTES

A constatação de que cerca de 1,3 milhão de pessoas morreram em 178 países em acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), fez com que o Ministério das Cidades e o Departamento Nacional do Trânsito (Denatran) se unissem para pedir aos motoristas mais respeito às leis do trânsito. Segundo a OMS, a maioria dos acidentes foi provocada por erro humano.

A campanha da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas, foi lançada no domingo (17), em Salvador. A campanha está inserida na Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, instituída no ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é reduzir pela metade os índices de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em todo o mundo, entre 2011 e 2020.
Paralelamente à Semana Nacional do Trânsito, na próxima quinta-feira (22) será celebrado o Dia Mundial sem Carro, que tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre “os possíveis prejuízos do uso excessivo de carros e motos em detrimento de meios que possam promover a sustentatibilidade”.
Fonte:Agência Brasil 19/09/2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PREVISÃO DE DRAGAGEM DO RIO JACUÍ PARA 2012

O Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos, esteve reunido com secretário de Desenvolvimento , Ronaldo Tonet. O assunto tratado foi a hidrovia do Jacuí, que deverá receber atenção especial a partir de 2012, após concluída a dragagem da hidrovia Porto Alegre-Rio Grande.

Segundo Vanderlan, a meta é colocar a dragagem do Rio Jacuí como uma das prioridades no orçamento para o próximo ano. Queremos fazer com que as regiões produtivas do Estado se valham do uso da hidrovia para escoamento da produção, seja ela agrícola ou industrial, disse. Em proporção territorial, nosso estado detém o maior potencial hidroviário do país e é subaproveitado. Precisamos mudar esta realidade, e a SPH está empenhada neste sentido.
Para Tonet, a visita foi de fundamental importância para que o município de Cachoeira tome conhecimento sobre os planos da SPH com relação à hidrovia do Jacuí. Temos 16 indústrias interessadas em se instalar próximas ao porto da cidade, mas que querem aproveitar a hidrovia.
O secretário lembrou que a empresa Granol - produtora de biodiesel, que tem sede em Cachoeira - produz 30 mil toneladas de farelo de soja por mês e toda essa produção escoa para o Porto de Rio Grande, para exportação, através de caminhões. Se conseguirmos a dragagem da hidrovia do Rio Jacuí, teremos praticamente toda essa produção escoada por embarcações, tirando centenas de caminhões das estradas. Isso é um ganho na economia, mas especialmente na segurança de quem trafega pelas rodovias, avaliou.
Com a dragagem, os municípios de Rio Pardo, General Câmara e outros que ficam às margem do Rio Jacuí, também serão beneficiados.
Fonte:Rádio Fandango 02/09/2011

sábado, 17 de setembro de 2011

EQUIPE DA AFUBRA PERCORRERÁ RIOS TAQUARI E JACUÍ EM CANOA DE 1876

Um barco, construído por volta de 1876, será o meio que uma equipe do Projeto Verde é Vida, da Afubra, irá usar para percorrer cerca de 56 quilômetros dos rios Jacuí e Taquari, entre a localidade de Linha Chafariz, interior de Venâncio Aires, e o município de São Jerônimo. Detalhe: o barco é a remo. O objetivo é realizar um passeio ambiental e plantar árvores nativas nas beiras dos rios.

A “cavalgada do rio”, como está sendo chamada, partirá no sábado (17) da Linha Chafariz, às 7 horas, tendo como excursionistas o tesoureiro da Afubra, Marcílio Laurindo Drescher; o coordenador pedagógico José Leon Macedo Fernandes; o assessor administrativo Márcio Castro Guimarães, e o irmão Fernando. O apoio por terra será dado por Odélio Dörr e João Carlos Wester. A chegada está prevista para terça-feira, dia 20, em São Jerônimo.
A idéia do passeio surgiu após a canoa ter sido exposta durante a Expoagro Afubra 2011. O mês de setembro foi o escolhido por marcar o Dia da Árvore e também as comemorações da Semana Farroupilha. E o ano de 2011 também marca os 20 anos de ações socioambientais do Projeto Verde é Vida. Então, segundo a equipe, ficou definido que, durante o passeio, será realizado o plantio de 100 mudas de árvores nativas – vindas do Viveiro Floresta da Afubra -, bem como de três quilos de sementes nativas da Bolsa de Sementes do Verde é Vida.
A canoa, que pesa cerca de 150 quilos, construída a partir do tronco de um cedro, foi adquirida por Frontino Ferreira Guimarães para servir de barco de apoio à gasolina (barco a vapor) Dona Elvira, que fazia as viagens de Linha Chafariz até Porto Alegre, levando a produção local. Anos mais tarde, a mesma canoa foi usada por Romeu Guimarães, filho de Frontino, para buscar gêneros alimentícios para serem vendidos na casa comercial de sua propriedade, na Linha Chafariz. Hoje, a canoa pertence à Clécio Guimarães, neto de Frontino, que a conserva com grande carinho. Os dois integrantes da “cavalgada do rio”, Márcio e Fernando são bisnetos do primeiro dono da mais do que centenária canoa de cedro.

Fonte:AFUBRA 16/09/2011

ASSINADO TERMO DE CONCESSÃO DO PRÉDIO PARA INSTALAÇÃO DA UNIASSELVI


Foi assinado, na última terça-feira,13, em Camaquã, o termo de concessão do prédio do antigo Fórum, localizado na Praça Eurico Gaspar Dutra, para instalação de uma unidade da Uniasselvi no município de General Câmara.

O protocolo de intenções, assinado entre a universidade e o município no início de agosto, prevê a instalação de uma unidade de ensino a distância da Uniasselvi – Centro Universitário Leonardo da Vinci. Com a cedência do prédio, iniciarão os trabalhos de adequação do local para que os primeiros cursos sejam iniciados.
Cursos de pós-graduação iniciarão em outubro
Conforme Abi Cavalli, da Assessoria Empresarial Cavalli, as aulas de pós-graduação têm previsão para iniciarem no dia 14 de outubro. Segundo Abi, serão oferecidos os cursos de orientação educacional, psicopedagogia clínica e institucional e supervisão educacional.
- As aulas acontecerão de forma presencial, durante as sexta-feiras à noite e nos sábados pela manhã e tarde, a cada 15 dias – afirma Abi Cavalli.
Para informações sobre matrículas, os interessados podem acessar o site http://www.servi.adm.br/ ou procurar a Secretaria de Educação de General Câmara, na rua Januário Batista, 531 ou pelo telefone 51 3655 1959.
A matrícula para os cursos de pós-graduação custam R$ 98,00 e serão realizadas de 21 de setembro a 14 de outubro. As qualificações duram aproximadamente 400 horas, variando conforme a grade curricular de cada curso.
Os cursos tecnológicos e de graduação, ainda precisam de aprovação do Ministério da Educação para serem implantados. Conforme previsão, a liberação deverá ocorrer até o final deste ano.
Abi enfatiza também que estudos estão sendo realizados junto a empresas e à comunidade a fim de disponibilizar os cursos necessários para qualificar a mão-de-obra da região.
Sobre a Uniasselvi
O Centro Universitário Leonardo da Vinci, integra o Grupo Uniasselvi, maior grupo de ensino superior de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil. Conta com mais de 65 mil acadêmicos e comemorou, em 2009, 10 anos de fundação de sua primeira unidade. No Ensino a Distância, o grupo já possui mais de 40 polos de apoio presencial distribuídos em 11 Estados do Brasil. No RS, são seis pólos de educação, na modalidade EAD.
fonte:Jornal Portal de Notícias 16/09/2011

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

QUEIMADAS MUDAM ROTINAS DE ANIMAIS SILVESTRES

As queimadas que se espalham pelo país afetam diretamente a vida dos animais silvestres. Nos últimos dias, especialistas da Floresta Nacional de Brasília (Flona) e agentes da Polícia Ambiental resgataram várias espécies, de pássaros raros a tatus e tamanduás. O biólogo Léo Gondi, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), alertou que os impactos a médio e longo prazo são assustadores.
“Há um impacto terrível. [Antes das queimadas] os animais tinham um território, agora eles se veem obrigados a buscar outro local que está ocupado por animais, na maioria das vezes predadores”, disse o biólogo. “É um problema gravíssimo, pois os animais que mudam de habitat são expulsos do seu [ambiente] natural e enfrentam a escassez de comida”.
Apenas nos últimos dias, o ICMBio contabilizou 56 animais silvestres que tentavam escapar das queimadas na região da Flona. Foram recolhidos lobos-guará, tamanduás-bandeira, veados campestres e papagaios. Também foram acolhidos, machucados, um veado e um tamanduá-bandeira. Foram encontradas três cobras mortas.
Segundo Gondi, o animal silvestre, quando tem seu território destruído, sai em busca de outro local para viver. Quando o encontra e o local está sob domínio de espécies distintas ou até mesmo de animais da sua espécie, surge uma disputa por espaço. De acordo com ele, os animais passam a se enfrentar e sobrevive o mais forte. “A média de uma queimada a cada dois anos é ruim para manter a sobrevivência das espécies”, advertiu.
O especialista disse que as queimadas geram a extinção de espécies ou sua drástica redução, além da adaptação forçada a um novo habitat. O biólogo acrescentou que os efeitos das queimadas também pesam sobre os recursos hídricos e a vegetação como um todo.
Fonte:Agência Brasil 14/09/2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ESTUDO CONFIRMA BENEFÍCIOS FINANCEIROS PROPORCIONADOS POR FORMAÇÃO SUPERIOR

Investir em uma formação de ensino superior resulta em ganhos futuros. A conclusão faz parte de relatório divulgado hoje (13) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o documento, no Brasil, ter curso superior resulta em um aumento de 156% nos rendimentos. É o mais alto índice entre todos os 30 países pesquisados.
O estudo aponta que, nos países analisados, em média, um indivíduo que concluiu a educação superior recebe pelo menos 50% a mais do que uma pessoa com ensino médio concluído.
De acordo com a OCDE, no Brasil, 68,2% dos indivíduos que completaram a universidade ou um programa avançado de pesquisa ganham duas vezes mais que a média de um trabalhador. O estudo aponta, ainda, que 30,1% dos brasileiros entre 15 e 19 anos não estão estudando e que, desses, 16,1% estão empregados, 4,3% estão desempregados e 9,7% não estão na força de trabalho.
A população brasileira de 15 a 29 anos e com mais estudo é a que tem menor probabilidade de estar desempregada. Entre a população dessa faixa etária que está fora do sistema educacional, 6,2% dos graduados da educação superior estão desempregados. Na mesma situação, estão 10,2% dos jovens que concluíram o ensino médio e 5,58% dos que não concluíram esse nível de ensino.
A falta de qualificação de nível médio é, de acordo com o estudo, “um sério impedimento para encontrar emprego”. Jovens que não concluem o ensino médio e que não estão estudando estão 21 pontos percentuais menos propensos a encontrar um emprego.
A OCDE avalia que há um “alto nível de vulnerabilidade” na educação brasileira, principalmente entre os estudantes com 15 anos de idade. Cerca de 50% deles apresenta baixa pontuação em leitura. Entre os países que participaram do estudo, a média é 19%.
Além disso, o risco de obter essa pontuação baixa é uma vez e meia maior para estudantes com desvantagem de origem socioeconômica; 1,3 para os meninos em relação às meninas; e 1,3 para estudantes cujos pais têm baixo nível de escolaridade.
O relatório aponta também que, entre 2000 e 2008, o Brasil foi o país que mais aumentou os gastos por aluno da educação primária até o segundo ciclo da educação secundária (ensino médio), equivalente a uma elevação de 121%.
“O mundo reconhece que o Brasil fez, na última década, o maior esforço de investimento na educação básica entre todos os países avaliados [pela OCDE]”, comemorou o ministro da Educação, Fernando Haddad, após participar da abertura de um congresso internacional sobre educação, ocasião em que comentou o relatório.
No entanto, a OCDE disse também que o total do produto nacional investido pelo Brasil em educação continua abaixo da meta da organização. No Brasil, o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) destinado à educação cresceu 1,8 ponto percentual, passando de 3,5%, em 2000, para 5,3%, em 2008. A média da OCDE ficou em 5,9% em 2008. Para Haddad, se o país mantiver “o passo dos investimentos”, conseguirá alcançar o percentual dos países ricos.
Fonte:Âgência Brasil 13/09/2011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PORTO ALEGRE - RECOLHIDAS 25T DE LIXO ELETRÔNICO

A 2 Feira de Descarte de Equipamentos Eletrônicos recolheu 25 toneladas de equipamentos convencionais de informática, câmaras digitais, celulares e baterias apenas no sábado, no ponto montado no estacionamento da Usina do Gasômetro, na Capital. Promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, esta edição da feira ganhou a parceria do Sistema Fecomércio RS, que iniciou no dia 3 a Campanha Estadual de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos e Telefônicos Pó-Consumo.

Até o dia 30, a campanha disponibilizará três pontos de coleta na Capital: no Sincopeças/RS, na avenida Paraná, 2435; na Faculdade Senac de Tecnologia, na rua Coronel Genuíno, 130 e na sede do Sindilojas, na rua dos Andradas, 1234, 22 andar.
Fonte:Correio do Povo 12/09/2011