quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ENSINO MÉDIO MUDARÁ NAS ESCOLAS ESTADUAIS

O 1 semestre letivo de 2012 será marcado pelo início de profundas mudanças no currículo do Ensino Médio (EM) da rede pública estadual. As 1.053 escolas que oferecem Ensino Médio ou Profissionalizante implantarão, de forma gradativa, um novo currículo a partir do 1 ano/EM. Os demais anos prosseguirão no sistema vigente, que será extinto nos próximos dois anos, na medida em que esses estudantes concluírem seus cursos.
Os ingressantes no EM já devem ser matriculados na nova modalidade curricular e fazer a opção no ato da matrícula. As inscrições vão ocorrer de 13 a 31/10/2011; e a efetivação das matrículas será de 4 a 10/1/2012. As escolas de Ensino Médio estarão divididas em três modalidades: Ensino Médio Politécnico (com forte Educação geral); Ensino de Formação Profissional específica; e EM e Formação de Professores, que irá preparar docentes para a Educação Infantil e o ciclo de alfabetização das séries iniciais/EF.

As mudanças foram anunciadas ontem pelo secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, quando ressaltou que a proposta de reestruturação do Ensino Médio atende às diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE), contidas na resolução 04/2010, em processo de homologação no MEC (Ministério da Educação). Jose Clovis assinalou que também a orientação da Unesco contempla qualificação, articulação com o mundo do trabalho e práticas produtivas. Entre os desafios da iniciativa, está o de trazer para a escola 84 mil jovens em idade de cursar o EM e que hoje estão fora da sala de aula.

Essa proposta da SEC se constitui em um Ensino Médio politécnico, com articulação das áreas de conhecimento e suas tecnologias e com os eixos de cultura, ciência, tecnologia e trabalho.

Segundo o secretário de Educação, as mudanças buscam superar a situação atual gaúcha, que apresenta defasagem idade-série de 30%; índice de abandono escolar de 13%, principalmente no 1 ano; e ainda 21,7% de reprovação. Dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2010 revelam que o 1 ano do EM de 793 escolas da rede estadual do RS recebeu matrícula de 161 mil alunos.

Mudanças no EM

Modalidades: terá três formatos: Politécnico; Formação Profissional Específica; Ensino Médio e Formação de Professores.
Currículo: nova proposta implantada no 1 ano, em 2012.
Opção: os alunos optam pela modalidade no ato de matrícula.
Inscrições: 13 a 31/10/2011.
Matrículas: 4 a 10/1/2012.
Fonte:Jornal Correio do Povo 29/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário