quarta-feira, 21 de setembro de 2011

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA ABASTECE ESCOLA

A Escola Estadual de Ensino Médio 9 de Maio, no município de Imbé, no Litoral Norte do RS, conta com um aquecedor solar de água, projetado e construído pelos alunos da turma 31, do 3 ano. O trabalho faz parte de um projeto que foi proposto pelo professor de Física, Júlio César Lopes, sobre temas relevantes ao meio ambiente e à sustentabilidade do planeta, como fontes renováveis de energia. A ideia é promover a conscientização da comunidade.
O aquecedor foi estruturado, há pouco mais de um mês, com garrafas PET pintadas de preto (para maior absorção do calor), canos de PVC e bombonas de água mineral. O projeto desenvolvido na instituição prevê ainda uma ação social, com a instalação de aquecedores em duas residências de famílias de baixa renda, em Imbé e Tramandaí.
Há três anos, alunos da Escola 9 de Maio foram premiados em uma Feira de Ciências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela construção de um gerador de energia eólica. Agora, o foco é a energia solar.
Segundo o professor Júlio César, para auxiliar o trabalho de conscientização da comunidade, foi montado um painel com alternativas energéticas; e construída a maquete de uma cidade. Ele também lembrou que estão sendo distribuídos folhetos em instituições e escolas de Imbé.
Fonte:Jornal Correio do Povo 21/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário