sexta-feira, 23 de setembro de 2011

1O ANOS E MILHARES DE VIDAS A SEREM SALVAS

Todo bom administrador sabe: para obter resultados expressivos, é preciso ter um objetivo claro em vista, estabelecer prazos, distribuir responsabilidades, planejar a participação de cada parte no todo. Isso, porém, somente pode ocorrer após um período de preparação, de avaliação das próprias fraquezas e dos pontos fortes por parte de cada participante, de estudo do público e do ambiente cultural que envolve cada questão.
A mortalidade no trânsito tornou-se uma realidade que ninguém mais pode ignorar. Já em 2004, a Organização Mundial da Saúde, órgão ligado à Organização das Nações Unidas, elegia o acidente de trânsito como epidemia mundial a ser combatida. Em maio deste ano, a ONU lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, para que em todo o mundo fossem arregimentadas forças sociais para lutar contra a carnificina.
Como em tantas outras frentes, também nessa as pessoas sentem que é tempo de agir, que é preciso dar um basta à situação que hoje se apresenta. Até aqui, ONGs, instituições, órgãos administrativos pesquisaram, planejaram, aprenderam a conhecer seu público e a si mesmos, suas limitações e seus pontos fortes. Chegou a hora de reunir as melhores habilidades de todos os que já se envolveram com a questão da acidentalidade, atrair novos participantes e pôr mãos à obra. O grande projeto está lançado: reduzir o número de mortos no trânsito à metade, em dez anos e em todo o mundo. Nessa luta, torna-se imprescindível a participação da imprensa, mais do que divulgando, estimulando as pessoas a se integrar a um projeto em que o prêmio é a vida e a integridade delas próprias.
No Brasil, o Denatran escolheu como tema da Semana Nacional de Trânsito 2011, que se encerra no próximo dia 25, a proposta da ONU. Entretanto, a ideia seguirá pela próxima década e o RS já faz parte dessa mobilização global. No dia 11 de maio, o governador Tarso Genro assinou decreto criando o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, ligado ao Gabinete do vice-governador, Beto Grill. O Detran/RS segue empenhado em ações efetivas de redução da acidentalidade, já tendo colhido frutos no primeiro semestre. Hoje, porém, o Detran/RS sente seu trabalho quotidiano integrado a um esforço maior, tornando-o partícipe de um movimento mundial que tem tudo para ficar na história.
Alessandro Barcellos
presidente do Detran/RS
Fonte:Jornal Correio do Povo 23/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário