segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PREVISÃO DE DRAGAGEM DO RIO JACUÍ PARA 2012

O Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos, esteve reunido com secretário de Desenvolvimento , Ronaldo Tonet. O assunto tratado foi a hidrovia do Jacuí, que deverá receber atenção especial a partir de 2012, após concluída a dragagem da hidrovia Porto Alegre-Rio Grande.

Segundo Vanderlan, a meta é colocar a dragagem do Rio Jacuí como uma das prioridades no orçamento para o próximo ano. Queremos fazer com que as regiões produtivas do Estado se valham do uso da hidrovia para escoamento da produção, seja ela agrícola ou industrial, disse. Em proporção territorial, nosso estado detém o maior potencial hidroviário do país e é subaproveitado. Precisamos mudar esta realidade, e a SPH está empenhada neste sentido.
Para Tonet, a visita foi de fundamental importância para que o município de Cachoeira tome conhecimento sobre os planos da SPH com relação à hidrovia do Jacuí. Temos 16 indústrias interessadas em se instalar próximas ao porto da cidade, mas que querem aproveitar a hidrovia.
O secretário lembrou que a empresa Granol - produtora de biodiesel, que tem sede em Cachoeira - produz 30 mil toneladas de farelo de soja por mês e toda essa produção escoa para o Porto de Rio Grande, para exportação, através de caminhões. Se conseguirmos a dragagem da hidrovia do Rio Jacuí, teremos praticamente toda essa produção escoada por embarcações, tirando centenas de caminhões das estradas. Isso é um ganho na economia, mas especialmente na segurança de quem trafega pelas rodovias, avaliou.
Com a dragagem, os municípios de Rio Pardo, General Câmara e outros que ficam às margem do Rio Jacuí, também serão beneficiados.
Fonte:Rádio Fandango 02/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário