quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MUSEU OCEONOGRÁFICO RECEBE TUBARÃO DE RARO REGISTRO

O Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) recebeu em doação um exemplar, sem vida, de uma espécie de tubarão que habita águas profundas e que raramente é visto com vida. Trata-se do tubarão-duende. O animal, um macho de dois metros e trinta centímetros de comprimento, foi pescado acidentalmente em uma rede de emalhe pelo barco pesqueiro Gunnar Vingrenn III, no último dia 12, a 400 metros de profundidade, no oceano Atlântico Sul, na costa do Rio Grande do Sul, na latitude 31 graus sul. A doação ao museu foi feita pelo observador de bordo Luiz Fernando Raizer Moro, da Univali, de Itajaí (SC).
De acordo com o diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos, essa espécie atinge até quatro metros de comprimento e vive bem no fundo do mar. Ocorre no oeste do oceano Pacífico e a oeste do Índico e a leste e oeste do oceano Atlântico. Alimenta-se de lulas, camarões, polvos e outros moluscos, que também vivem no fundo do mar. Possui um longo nariz em forma de faca incorporada por minúsculas células sensoriais e uma grande boca com dentes em forma de agulha. "Os tubarões-duendes são um dos mais antigos tubarões existentes no mundo. Há registro dessa espécie ao largo das costas das ilhas japonesas, Austrália e do sul africano", observa Barcellos. "Desde 1898 foram encontrados 36 tubarões dessa espécie no mundo todo", acrescenta.
Na tarde de hoje, 21, a convite de Barcellos, o professor do Laboratório de Elasmobrânquios do Instituto de Oceanografia da Furg, Carolus Maria Vöoren, analisou o exemplar que, depois, foi encaminhado a esse laboratório. Segundo Vöoren, é um animal jovem, que vai ser preservado em um tanque com formol e será integrado à coleção científica do local. Para a preservação dos órgãos internos, será injetado formol na cavidade abdominal.
O responsável pelo laboratório, professor Santiago Montealegre Quijano, observou que já houve registros dessa espécie no Pará e no Rio Grande do Sul. Este será o primeiro tubarão dessa espécie a ser incluído na coleção científica da Furg.
Por Carmem Ziebellcarmem@jornalagora.com.br
Fonte:Jornal Agora 21/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário