sábado, 17 de setembro de 2011

EQUIPE DA AFUBRA PERCORRERÁ RIOS TAQUARI E JACUÍ EM CANOA DE 1876

Um barco, construído por volta de 1876, será o meio que uma equipe do Projeto Verde é Vida, da Afubra, irá usar para percorrer cerca de 56 quilômetros dos rios Jacuí e Taquari, entre a localidade de Linha Chafariz, interior de Venâncio Aires, e o município de São Jerônimo. Detalhe: o barco é a remo. O objetivo é realizar um passeio ambiental e plantar árvores nativas nas beiras dos rios.

A “cavalgada do rio”, como está sendo chamada, partirá no sábado (17) da Linha Chafariz, às 7 horas, tendo como excursionistas o tesoureiro da Afubra, Marcílio Laurindo Drescher; o coordenador pedagógico José Leon Macedo Fernandes; o assessor administrativo Márcio Castro Guimarães, e o irmão Fernando. O apoio por terra será dado por Odélio Dörr e João Carlos Wester. A chegada está prevista para terça-feira, dia 20, em São Jerônimo.
A idéia do passeio surgiu após a canoa ter sido exposta durante a Expoagro Afubra 2011. O mês de setembro foi o escolhido por marcar o Dia da Árvore e também as comemorações da Semana Farroupilha. E o ano de 2011 também marca os 20 anos de ações socioambientais do Projeto Verde é Vida. Então, segundo a equipe, ficou definido que, durante o passeio, será realizado o plantio de 100 mudas de árvores nativas – vindas do Viveiro Floresta da Afubra -, bem como de três quilos de sementes nativas da Bolsa de Sementes do Verde é Vida.
A canoa, que pesa cerca de 150 quilos, construída a partir do tronco de um cedro, foi adquirida por Frontino Ferreira Guimarães para servir de barco de apoio à gasolina (barco a vapor) Dona Elvira, que fazia as viagens de Linha Chafariz até Porto Alegre, levando a produção local. Anos mais tarde, a mesma canoa foi usada por Romeu Guimarães, filho de Frontino, para buscar gêneros alimentícios para serem vendidos na casa comercial de sua propriedade, na Linha Chafariz. Hoje, a canoa pertence à Clécio Guimarães, neto de Frontino, que a conserva com grande carinho. Os dois integrantes da “cavalgada do rio”, Márcio e Fernando são bisnetos do primeiro dono da mais do que centenária canoa de cedro.

Fonte:AFUBRA 16/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário