quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RS DEIXOU DE INVESTIR R$4 BILHÕES NA EDUCAÇÃO

O Rio Grande do Sul deixou de investir R$ 4 bilhões em Educação, nos últimos quatro anos, e está entre os estados que não aplicaram no setor o mínimo exigido pela Constituição. O dado foi revelado pela secretária adjunta de Educação, Maria Eulália Nascimento, durante o seminário que debateu ontem o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na Assembleia Legislativa. O PNE prevê o incremento de, no mínimo, 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país na área, até 2020.
Para a presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra (PT-RN), a meta é insuficiente, diante dos desafios do setor. "Precisamos de um PNE corajoso. Avaliamos que 7% do PIB não será suficiente. Temos que ousar nos investimentos", afirmou. Até 2020, o Ministério da Educação (MEC) pretende qualificar o Ensino Fundamental, diversificar o Ensino Médio e ampliar a graduação para 10 milhões de matrículas. Quanto às creches, a previsão é construir mais 6 mil, na gestão da presidente Dilma Rousseff.
Maria Eulália destacou que os problemas da Educação não podem mais recair sobre alunos e professores. "É preciso uma avaliação institucional que inclua a gestão do sistema." Ela acrescentou que "são três os pilares fundamentais para a recuperação da Educação pública gaúcha: reestruturação do currículo; valorização profissional; e pesado investimento na recuperação física das escolas". Conforme Maria Eulália, é preciso dar atenção especial ao Ensino Médio (em fase de reestruturação no RS). E adiantou que, em 2012, o Pronatec deve oferecer 22 mil vagas no RS.
Fonte:Jornal Correio do Povo 28/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário