sábado, 24 de setembro de 2011

ALUNOS PROJETARAM UM CARRO MOVIDO A ENERGIA SOLAR E ELÉTRICA

Alunos do Colégio Americano, de Porto Alegre, projetaram um carro movido a energia solar e elétrica. A iniciativa, inscrita e aprovada para participar do Salão Jovem Ufrgs, custou cerca de R$ 3 mil e levou quatro meses para ficar pronta. Em média, 20 estudantes atuaram na construção do equipamento. O trabalho foi coordenado pelo professor de Física José Ramiro. "Trabalhamos questões de sustentabilidade e energias renováveis", explicou.
José lembrou que os alunos já construíram o protótipo de uma casa em que os aparelhos funcionavam com energia solar. "Foi daí que surgiu a ideia de elaborar um carro com mesma tecnologia", revelou o docente. Segundo ele, os maiores desafios foram a necessidade de importação de peças, como a placa solar e o controlador de potência. Além disso, o banco, o volante e os motores tinham que ser na medida certa.
Antes de "colocar a mão na massa", os alunos pesquisaram bastante. "A melhor parte foi sair da sala de aula e colocar em prática tudo o que aprendemos nos exercícios", revelou a aluna Valentina Serpa, de 16 anos.
O carro construído pelos jovens do Ensino Médio tem capacidade para uma pessoa e possui motor de 40w de potência. Nos testes, mostrou-se adequado para um ocupante de até 75 kg. "Conseguimos ficar quase três meses usando o carro só com a energia solar", garantiu. Um dos integrantes do projeto, Lorenzo Costa, 14 anos, ficou empolgado com o resultado: "Acredito que a energia solar vai substituir os combustíveis fósseis. É uma fonte limpa e inesgotável", salientou. Já o professor projetou: "Quando me aposentar quero levar um veículo semelhante para a praia e empregá-lo em pequenos deslocamentos", observou.
Fonte:Jornal Correio do Povo 23/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário