quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Instituições gaúchas obtêm destaque

A Universidade Federal do RS (Ufrgs) ficou na 71 posição no ranking mundial de universidades na Web; obteve 2 lugar no país (atrás apenas da USP) e manteve o 3 lugar entre as latino-americanas (só perdendo para USP e Universidad Nacional Autónoma de México). O resultado mostrou que a Ufrgs subiu 79 posições, em comparação ao levantamento divulgado no meio do ano passado.

O reitor Carlos Alexandre Netto avalia que a posição de destaque da universidade é resultado de amplo trabalho de internacionalização da Ufrgs. Segundo ele, a estimativa é ampliar os dados, com teses, dissertações e trabalhos de conclusões, e os acessos, por meio da divulgação do site. "A versão digital é uma maneira de toda a sociedade acadêmica ter acesso de forma ilimitada e democrática." O reitor ressalta que o desempenho no Ranking Web também auxilia na divulgação da universidade no exterior, ampliando espaço para intercâmbios e convênios com instituições internacionais.

Segunda melhor colocada entre as instituições privadas do país (atrás somente da PUC-Rio) e na 20 posição no ranking geral do país, a PUCRS comemorou o bom desempenho no Ranking Web com a promessa de subir posições no próximo ano, a partir da ampliação do acervo disponível no site.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós da PUCRS, Jorge Audy, assinala que, atualmente, a instituição não disponibiliza nem 25% de sua produção científica. Mas afirma que essa situação será revertida em pouco tempo. "É muito importante ter esse material disponível. Começamos o trabalho há dois anos e agora temos dado prioridade à digitalização."



Web destaca universidades

Ranking internacional revela melhoria no desempenho de instituições de Ensino Superior do Brasil

A mais recente pesquisa sobre universidades do mundo que são procuradas, estudadas e têm visibilidade na Web mostrou melhoria no desempenho brasileiro. Entre as cerca de 20 mil instituições de Ensino Superior analisadas pelo Ranking Web of World Universities, também se destacam resultados de universidades gaúchas, como Ufrgs, UFSM e PUCRS.

O estudo internacional, que mensura trabalhos técnicos e de pesquisa disponibilizados na Internet, é realizado desde 2004 e avaliado duas vezes por ano. A ideia é estimular que as instituições ampliem a divulgação de trabalhos na Internet e, ao mesmo tempo, fazer com que os professores pesquisadores também tenham mais espaço para promover estudos. Ao mesmo tempo, visa servir de indicativo para a revisão de determinadas práticas ou técnicas utilizadas na Web.

Assim, o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que é o maior centro nacional de investigações da Espanha e responsável pelo ranking, acredita que a presença na Web e visibilidade são as melhores ferramentas para descrever o desempenho global das universidades neste século. O Ranking Web verifica instituições de todos os continentes. Atualmente, identifica concentração de maior número de universidades na América, que engloba 41 países e tem 6.957 instituições. Em segundo lugar estão a Ásia e o Oriente Médio, com 46 países e 6.480 universidades; seguido da Europa, com 54 países e 5.102 instituições; África, 48 países e 695 universidades; e, por último, a Oceania, com 12 países e 168 instituições.

Estão incluídas no ranking as universidades que contam com um domínio na Internet independente. E a pesquisa se utiliza de dados como o número total de páginas no Google (www.google.com.br) e de artigos científicos disponibilizados, entre outros.
Fonte:Jornal Correio do Povo 15/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário