sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Hidrovias do Estado serão modernizadas

A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH/RS) assinaram ontem um Termo de Cooperação Compartilhada para a modernização do transporte hidroviário no Estado.

Entre as melhorias previstas estão a dragagem, a sinalização, o balizamento e a instru-mentação de rios como Jacuí, Taquari, Gravataí, Sinos, Caí, Guaíba e Jaguari, além da Lagoa dos Patos e da lagoa Mirim.

O superintendente da SPH, Pedro Homero Obelar, explicou que equipamentos hidroviários como dragas e embarcações precisam de recuperação e, com o apoio do governo federal, o processo será mais rápido. "A parceria agiliza as contratações, não sendo necessário aguardar o orçamento do ano seguinte para colocar as embarcações em operação." 

Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, hoje o sistema hidroviário é pouco utilizado devido à falta de condições de navegabilidade noturna e, com a parceria entre os governos federal e estadual, esta dificuldade será sanada. Com investimento total de R$ 270 milhões, o projeto pretende aumentar o tráfego hidroviário de 6 milhões de toneladas ao ano para 17,5 milhões em cinco anos.

Jornal Correio do Povo 17/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário