domingo, 5 de fevereiro de 2012

Santo Amaro do Sul é notícia no ano de 1912

Foto década de 60
Segundo carta que recebemos de Santo Amaro, o tenente Francisco dos Santos, á frente de trinta trabalhadores, com carretas e ferramentas, está construindo uma ponte no logar denominado Pinheiros, entre os morros Tres Irmãos e Monte Alegre, afim de estabelecer transito
rapido entre a colonia Höltez e a estação de Monte Alegre, e devido á affluencia de carga nessa ultima localidade e acharem-se os caminhos intransitaveis. O capitão Joaquim Fernandes está reconstruindo e conservando a ponte de Monte Alegre, perto da estação do mesmo nome. Igualmente, o fazendeiro capitão Antonio de Souza Dornelles, como aquelles, construiu, a sua custa, uma ponte sobre o arroio da Oleria, onde o transito de pedra é grande. A população do logar denominado Boqueirão vae aterrar o Lagoão. Mais de 200 moradores dali concertarão a rua que dá entrada para a villa e a qual se acha intransitavel. Feito esse serviço, os mesmos particulares construirão uma ponte sobre o arroio Guahyba, na estrada real que vae de Rio Pardo a Santo Amaro e á Taquary. Como se vê, todos esses serviços foram e serão feitos á custa de particulares, e não da Intendencia Municipal.

A grafia da época está preservada no texto acima
Fonte:Jornal Correio do Povo 05/02/2012

5 comentários:

  1. Ola vi que no final da pagina tem um Bilhete da loteria comemorativo , gostaria de saber se vc tem a imagem em melhor qualidade ou o bilhete que possa ser escaneado em alta , pois estou fazendo uma mostra fotográfica de santo Amaro e gostaria de revelar maior e colocar na exposição também qualquer coisa 96903358 rk fotos ou pelo face.....

    ResponderExcluir
  2. Que imagem bonita!
    Alias lembro quando tal saiu no respectivo jornal... Até havia comentado e usado num blog que tinha.
    E essa região é bacana mesmo; fui duas vezes - na primeira numa PESQUISA DE CAMPO quando estava na faculdade (aula de Geografia no curso de TURISMO)_e na 2a/numa rápida viagem (de 1 dia) para TRIUNFO. E com direito a GUIA DE TURISMO.
    Ah, e regiões como essas deveriam ser mais exploradas turisticamente: só que o lado ruim seria que COM TANTOS TURISTAS PODERIA HAVER UM DESGASTE mesmo.

    Rodrigo 5789hjj@gmail.com

    * E ao ver a GRAFIA ANTIGA... De inicio pensei que houvesse erros nesta mesmo!

    ResponderExcluir
  3. ... meio confuso aki!
    Relata o município e ao mesmo tempo coisas que tenham a ver com CINEMA.
    E uma coisa importante: os TELEFONES AO LADO, e até me surpreendo por ter rodoviária (algumas cidades desativaram as suas).

    ResponderExcluir