domingo, 24 de abril de 2011

UM DIA PARA A REFLEXÃO

A simbologia do renascimento torna este domingo de Páscoa um dia propício para que todos venhamos a refletir sobre nossas ações cotidianas e sobre o quanto podemos contribuir para uma vida em harmonia. Atualmente, precisamos aproveitar todas as oportunidades para sedimentar valores positivos que possam novamente coesionar nossa sociedade, tão pródiga em dissensões e em conflitos, com muitos tendo apenas a si mesmos e a seus interesses como horizonte e perspectiva. Temos um mundo onde uma onda crescente de individualismo está dificultando o estabelecimento de relações interpessoais positivas e duradouras.

Mas é próprio do ser humano superar seus limites e contornar o que parece difícil de ser contornado. Assim, é possível encontrar novos caminhos de conciliação com a concórdia e com a solidariedade. Por isso, um dia que representa uma retomada pode auxiliar para que, juntos, possamos encontrar valores perdidos e resgatar compromissos de boas convivências. Nesta Páscoa, milhões de crianças estarão, com seus sorrisos e alaridos, reafirmando que a vida deve ser celebrada em todos os momentos. Também a criança que existe em cada um de nós estará revivendo Páscoas que marcaram para sempre nossa história pessoal e memória sentimental, como naquelas noites em que só íamos dormir vencidos pelo cansaço na tentativa de surpreender o coelhinho em pleno ofício de deixar os ovos na cesta.
O significado deste dia tão especial torna-se fundamental para novamente despertar uma certeza, por vezes adormecida, de que podemos construir uma sociedade mais harmoniosa, mais solidária e mais fraterna. Urge viver em consonância com princípios éticos que nos restituam a confiança no próximo e a busca pela sintonia com a natureza. A Páscoa é a confirmação de que podemos renascer melhores a cada dia.
Fonte: Jornal Correio do Povo, Editorial; 24/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário