Escolas gaúchas obtiveram as melhores colocações na premiação de ontem, em São Paulo (SP), do "Programa pelo Direito de Ser Criança". Práticas escolares criativas e de valorização do brincar no processo de aprendizagem foram destacadas na promoção de OMO Unilever em parceria com o Instituto Sidarta. Entre as mais de 4 mil instituições participantes do concurso nacional, 31 delas receberam prêmios em equipamentos, brinquedos e uma praça infantil completa para instalar na escola, além de poder indicar outra instituição para ser também contemplada com pracinha. O concurso, que envolveu escolas públicas e privadas de 895 cidades, procurou evidenciar excelentes ações pedagógicas em prol do brincar e do aprender pela experiência.
Na categoria "Aqui se Aprende", que envolve atividades diferenciadas do Ensino Fundamental, venceu a Escola Municipal Carlos Frederico Schubert, de Montenegro, seguida da Escola Amigos do Verde, de Porto Alegre. Na categoria de Educação Infantil "Aqui de Brinca", o 1 lugar foi do Colégio João XXIII, de Porto Alegre. Ainda entre as dez primeiras colocações nacionais de Ensino Infantil e Fundamental estiveram as instituições gaúchas Escola Municipal Nairo José Prestes, de Guaporé; Colégio Santa Inês, de Porto Alegre; e Escola Municipal Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, de Pelotas.
No evento, que reuniu cerca de 300 educadores representantes das escolas melhores classificadas, a gerente de Marketing de OMO Unilever, Paula Lopes, explicou que a iniciativa cultural tem o objetivo de valorizar o brincar no desenvolvimento das crianças, reconhecendo ações de aprendizagem de forma lúdica. Ela lembrou que, em 2008, quando o programa foi criado, cerca de 500 escolas de São Paulo estiveram concorrendo. Este ano, o número surpreendeu expectativas.
Fonte:Jornal Correio do Povo 21/04/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário