segunda-feira, 11 de abril de 2011

REGIÃO APRESENTA SUAS REINVIDICAÇÕES

Depois de passar por Caxias do Sul, Rio Grande e Osório, o Seminário Regional do Plano Plurianual Participativo (PPA) foi realizado também em Santa Cruz do Sul. O encontro aconteceu no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no último sábado e debateu as prioridades dos Vales do Rio Pardo e Taquari para os próximo quatro anos. A organização estima que mais de 400 pessoas tenham acompanhado o encontro. A mesa de abertura do seminário foi composta por lideranças educacionais, políticas e por representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). O vice-governador Beto Grill acompanhou os debates representando o governo do Estado.

Em seu pronunciamento, Grill destacou que a discussão do PPA nas comunidades é um compromisso de campanha que está sendo realizado. Ressaltou que o foco da organização é combater as desigualdades regionais e avançar mesmo diante das dificuldades financeiras e administrativas. “O momento é de otimismo. Temos convicção de que é possível fazer melhor.” Para o desenvolvimento do Estado, o vice-governador destacou a discussão em conjunto das reivindicações gaúchas e reforçou, ainda, o apoio do governo federal. “A visão tem que ser de rede e de troca para construirmos juntos um Rio Grande melhor.”
A presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Mariza Christoff, e o dirigente do Corede Vale do Taquari, Nei Lazzarin, alertaram para a necessidade de superação das desigualdades regionais e apresentaram o plano de desenvolvimento estratégico das regiões. Na oportunidade, Mariza chamou atenção aos municípios da região Centro-Serra, que enfrentam diversas dificuldades. Alertou para o índice de analfabetismo e mortalidade infantil nessa região. “Precisamos de uma política que alavanque o desenvolvimento de nossos municípios”, defendeu.
Mariza também chamou a atenção para as áreas de saúde e educação no Vale do Rio Pardo. Segundo disse, os dois principais polos regionais, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, estão desgastados nesses aspectos e não conseguem mais absorver toda a demanda. Defendeu investimentos nessas áreas para que outros municípios também possam atender melhor sua população. A presidente do Corede ainda reforçou a importância do Hospital de Pronto-Socorro Regional; de investimentos no ensino profissional de nível médio e do acesso asfáltico a municípios como Boqueirão do Leão e Lagoão. Ela também entregou ao vice-governador uma lista com mais de 30 prioridades regionais e sugestões de ações estratégicas.

PÚBLICO
Após a apresentação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), feita pela secretária adjunta Mari Machado, as pessoas que se inscreveram para participar do seminário puderam expor suas reinvidicações. Entre as propostas apresentadas, dezenas de manifestações pediram políticas públicas para a juventude e agricultura familiar, especialmente para a diversificação de alternativas à fumicultura. A solicitação de um Hospital Regional também foi citada por vários pronunciamentos como uma das prioridades regionais.
As principais reivindicações apresentadas foram: fortalecimento da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs); políticas de apoio aos jovens empreendedores; diversificação das culturas alternativas ao fumo; pagamento dos pequenos agricultores pelos serviços de preservação ambiental; fortalecimento da Emater para apoio à agricultura familiar; investimento em formação dos professores estaduais, qualificação dos espaços físicos e do transporte escolar; Aeroporto Regional; investimentos em ferrovias e hidrovias; recuperação das frotas e condições de trabalho na Brigada Militar e Corpo de Bombeiros; Centro de Referência para proteção à mulher e criança vítimas de violência; ampliação do efetivo e do período de funcionamento da Delegacia da Mulher, entre outros.
Segundo o calendário de atividades, os Seminários Regionais do Plano Plurianual Participativo (PPA) ainda serão realizados em Livramento, Passo Fundo, Santa Rosa, Santa Maria e Canoas. A promoção dos eventos é da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, com o apoio da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Gabinete dos Prefeitos e Gabinete do Vice-governador. A partir das discussões pelo Estado, será elaborado o Plano Plurianual (PPA) 2012 a 2015. O PPA é um instrumento de planejamento orçamentário, obrigatório por lei, que estabelece programas e ações prioritários para o investimento dos recursos públicos a cada quatro anos.

Fonte:Jornal Gazeta do Sul 11/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário