sábado, 23 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DO LIVRO É HOJE

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Livro. Além desta data (23/4), o mês de abril reserva outros espaços no calendário para exaltar o livro e a literatura: em 2/4, é o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil; e, em 18/4, é o Dia Nacional do Livro Infantil. Para celebrar, instituições e secretarias municipais e estaduais de Educação promovem ações culturais de valorização da leitura, tão importante para fomentar imaginação e ampliar conhecimentos. E, nas redes pública e privada de Ensino, é realizado trabalho especial.


O Dia Internacional do Livro teve origem na Catalunha, uma região semiautônoma da Espanha. O primeiro destaque foi em 7 de outubro de 1926, em homenagem ao nascimento do escritor Miguel de Cervantes. Apesar disso, a data comemorativa passou a ser lembrada em outras épocas, até ser instituída, em 1996, pela Unesco. Cerca de cem países, no mundo, festejam este dia.
No Brasil, o 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional do Livro, devido ao nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores autores de literatura infanto-juvenil do país. Ele nasceu em 18 de abril de 1882, no interior de São Paulo. Cursou Direito e, em 1917, se consagrou como escritor infantil, período em que lançou seus personagens e episódios.

Fonte:Jornal Correio do Povo 23/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário