sábado, 30 de abril de 2011

IBAMA APREENDE ARAUCÁRIAS DERRUBADAS

Agentes ambientais do escritório regional do Ibama em Santa Maria realizaram quarta-feira, no interior do município de Jacuizinho, a apreensão de 18 espécimes de pinheiro-brasileiro (araucária angustifólia), cujo corte somente é liberado em circunstâncias excepcionais. O volume abatido resultou em 25 metros cúbicos, ainda em toras, que estavam espalhadas no interior de uma área utilizada para cultivos de fumo e de milho, localizada em Área de Preservação Permanente (APP).

A ação fiscalizatória se desenvolveu entre segunda e essa sexta-feira e teve por objetivo combater desmatamentos em remanescentes da Floresta Estacional Decidual, no Bioma Mata Atlântica do Rio Grande do Sul. Além da madeira apreendida, a irregularidade resultou na aplicação de multa no valor de R$ 12,5 mil ao infrator.
De acordo com a avaliação dos agentes do Ibama, os pinheiros foram abatidos há cerca de uma semana. Como se trata de produto florestal perecível, mantido ao ar livre e de volume considerável, foi decidido o procedimento da doação sumária, sendo beneficiário o município de Jacuizinho. Por meio de compromisso firmado no termo de doação, o Executivo municipal deverá, no prazo de 90 dias, apresentar ao Ibama um relatório detalhado sobre a destinação da madeira recebida, a qual somente poderá ser aplicada em obras e atividades de utilidade pública ou de interesse social.
Fonte:Jornal Gazeta do Sul 30/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário