quarta-feira, 27 de abril de 2011

TUCANOS CIRCULAM EM ÁREAS URBANAS

Os moradores das regiões Celeiro e Médio Uruguai têm presenciado bandos de tucanos que voam entre as árvores na zona urbana dos municípios. Em Tenente Portela, todos os dias, seis pássaros costumam ser vistos nas proximidades da Escola Estadual de Ensino Médio Sepé Tiaraju, no bairro Fries, chamando a atenção dos estudantes, professores e moradores da região. Conforme os educadores, a aparição tornou-se rotina, pois diariamente pode-se observar os belos visitantes, que se expõem sem timidez nas árvores em frente ao estabelecimento de ensino.

Segundo a bióloga Rosangela Ferigollo Binotto, da Universidade Regional Integrada (URI) de Frederico Westphalen, a partir dos últimos anos, registra-se uma maior consciência ecológica da população. "As matas nativas são preservadas e os órgãos de fiscalização ambiental também atuam mais intensamente, e isso garante novas alternativas de espaço e alimentos para os tucanos e outros pássaros", explica.
A bióloga destaca que as áreas de mata nativa próximas à cidade abrigam muitos pássaros. Segundo ela, os tucanos encontram sementes e fazem seus ninhos no alto das árvores, permitindo que eles se protejam e procriem. Rosangela diz que bandos de tucanos e de caturritas que rumam para esta parte do Estado possivelmente sejam provenientes do Parque do Turvo, no município de Derrubadas, e da Reserva Indígena do Guarita, entre Tenente Portela e Redentora.
Fonte:Jornal Correio do Povo 27/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário