segunda-feira, 11 de abril de 2011

É TEMPO DE CELEBRAR O LIVRO E A LEITURA

Este é um mês de celebração do livro e da literatura nacional e mundial. Diversos eventos relacionadas às datas (ver quadro) têm agenda em abril e mobilizam escolares.
Uma já tradicional promoção no país é o Prêmio Vivaleitura, que visa democratizar o acesso ao livro, estimular a leitura e a formação cidadã, valorizar o livro e a leitura e apoiar a criação e a produção literária. Criado no Ano Ibero-Americano da Leitura, em 2005, o prêmio incentiva a leitura em espaços escolares, bibliotecas, entidades e residências.
Nesta 6 edição, com inscrições abertas até 20/7, serão distribuídos R$ 90 mil. Os trabalhos devem revelar experiências de incentivo à leitura, relatando ações em execução ou já concluídas.
O prêmio é promovido pelos ministérios de Educação e Cultura, sob a coordenação da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI); e o patrocínio da Fundação Santillana (Espanha). Tem ainda o apoio das entidades nacionais de secretários estaduais e de dirigentes municipais de Educação (Consed e Undime).
O Vivaleitura contempla as categorias de bibliotecas públicas, particulares e comunitárias; escolas públicas e particulares; e sociedade (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Cada uma concorre a R$ 30 mil em dinheiro.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio da Internet ou via postal (para Prêmio Vivaleitura 2011; Caixa Postal 71.0377; CEP 03.410-970; São Paulo/SP). O regulamento e o formulário de inscrição constam no site http://www.premiovivaleitura.org.br/regulamento/default.asp.

DATAS
Abril: é um mês repleto de datas comemorativas que estão relacionadas ao livro e à leitura

2/4: Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil

18/4: Dia Nacional do Livro Infantil

23/4: Dia Mundial do Livro

Fonte:Jornal Correio do Povo 11/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário