sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PF APREENDE AREIA RETIRADA DO RIO JACUÍ

A Polícia Federal divulgou ontem o balanço da operação de fiscalização de embarcações que atuam na extração de areia ao longo do leito do rio Jacuí. Mais de 80 quilômetros foram percorridos na quarta-feira passada, com o objetivo de identificar a extração irregular do minério, quando a dragagem é feita fora da distância regulamentar da margem, prevista na legislação ambiental, ou por empresas que não possuem licença ou concessão para a exploração.
A ação teve apoio da Brigada Militar e da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, da Polícia Federal. Pelo menos 30 embarcações foram utilizadas para operar entre Porto Alegre e General Câmara. Durante a fiscalização, uma draga de sucção, carregada com 257 metros cúbicos de areia, foi apreendida por estar com a licença de operação vencida. O proprietário vai responder por extração de recursos minerais irregular.
Já a empresa concessionária da área de onde a areia foi retirada será investigada. As informações serão repassadas à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para que sejam tomadas as medidas administrativas. De acordo com a Polícia Federal, a extração de areia fora dos limites estabelecidos causa danos irreparáveis ao meio ambiente, como, por exemplo, a degradação das margens dos rios e o desaparecimento de praias e ilhas, com prejuízos à fauna e à flora da região.

As ações de fiscalização serão intensificadas com a instalação da base do Grupo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal às margens do Guaíba.
Fonte:Jornal Correio do Povo 21/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário