sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CRESCEM NO BRASIL

Conceitualmente, a sustentabilidade ambiental consiste na perfeita harmonia entre desenvolvimento econômico e preservação do ecossistema. Entre as principais iniciativas para se atingir este objetivo, está à prática de medidas que promovam a economia sem deixar de lado às condições ideais para que as atividades humanas tenham seu espaço conservado e plena capacidade de realização.

Os pontos elementares da sustentabilidade ambiental visam à sobrevivência no planeta, nos planos presente e futuro. A utilização de fontes energéticas renováveis, em detrimento das não renováveis, é o meio mais eficaz para colaborar com esta finalidade de preservação natural e humana.
No Brasil, a adoção do biocombustível, ainda que não possua autonomia necessária para substituir o petróleo, pode ser tida como um importante avanço no caminho para reduzir o uso das fontes petrolíferas, que correm evidente risco de extinção. Este princípio se estende a outras fontes renováveis, sem que se extrapole o que cada qual pode render com a exploração.
De maneira geral, também se pode fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de amenizar, a curto e longo prazo, os danos já provocados no passado. Afinal, vale frisar que a sustentabilidade ambiental está diretamente relacionada a outros diversos setores do campo humano, como a atividade industrial.
A aplicação deste conceito pode se dar em diversos níveis, como o uso de fontes da chamada “energia limpa”. Grandes corporações vêm desenvolvendo projetos de sustentabilidade para aproveitar o gás liberado em aterros sanitários para direcionar esta energia a populações vizinhas a esses locais.
Um modelo que está sendo aplicado em empresas brasileiras do ramo cosmético é a promoção da extração de bens naturais 100% renováveis para fabricar seus produtos. O replantio de áreas degradadas e a elaboração de projetos que privilegiem áreas áridas, cujo tratamento neste sentido se faz urgente, são outros exemplos que já têm sido notados na busca pela sustentabilidade ambiental no país.
Fonte: Atitudes Sustentáveis
Acesso em: 03/10/2011
Pesquisado por Tereza Natália Correia dos Santos – Voluntária Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário