quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ROBÔ É ATRAÇÃO NA SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Montar um cubo de Rubik, ou cubo mágico, em apenas 15 minutos é tarefa difícil para os seres humanos, mas simples para um robô. Esse é o tempo médio que um protótipo, desenvolvido por estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal do RS (Ufrgs), leva para decifrar a combinação. A experiência está em exposição, pela primeira vez, no Memorial da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), até o dia 21 deste mês, durante a programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

Construído a partir de um kit de robótica, com peças de Lego, o robô é usado por alunos para montar projetos simplificados. O estudante Jonathas Harb, 20 anos, que integra o Programa de Educação Tutorial (PET) Computação da Ufrgs, explica que uma câmera acoplada ao equipamento identifica as cores e indica a combinação a ser realizada. O robô executa a solução girando as faces do cubo. A iniciativa, segundo o estudante, ainda será aperfeiçoada e integrará as comemorações do centenário de nascimento do cientista britânico Alan Turing, em 2012. O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) liberou R$ 50 mil para a atividade.

O secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, destacou que, entre os diversos trabalhos, o projeto se destacou por trazer o ícone da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (que ocorre concomitantemente à programação estadual) e pela eficiência na popularização da ciência. As atividades na Cientec continuam hoje, a partir das 14h. Inscrições gratuitas e contato por meio do fone (51) 3287-2056.

Nenhum comentário:

Postar um comentário