segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FEIRA DE SUSTENTABILIDADE

É possível ter uma vida mais saudável e sustentável adotando pequenas medidas no dia a dia? Este é o questionamento que encerrou nesse domingo a 4 edição da Feira de Sustentabilidade - Bionat, que ocorreu na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Durante três dias, foram apresentadas diversas ações e práticas alternativas que estão voltadas à redução do impacto do homem na natureza.

Segundo a coordenadora, Vera Marsicano, o projeto foi dividido em diversas frentes para garantir ao público uma noção ampla sobre a importância da sustentabilidade. "Infelizmente se fala muito sobre os conceitos, mas na prática pouco é feito. As pessoas devem ter a noção de que ter uma vida sustentável é mais do que apenas consumir produtos orgânicos ou separar o lixo. A sustentabilidade é uma concepção de vida que une comportamento perante à natureza e também com as outras pessoas."

Durante o evento, foi montada uma feira de orgânicos, fitoterápicos e plantas bioativas. Também houve uma mostra sobre turismo rural e agroecológico. O espaço vida sustentável trouxe as experiências de economia solidária de êxito desenvolvidas nas cidades de Novo Hamburgo e Canoas, entre outras localidades. São peças de artesanato e utensílios domésticos produzidos com material natural e menos agressivo ao meio ambiente.

Além disso, uma série de oficinas gratuitas foi disponibilizada aos visitantes, como a da produção de óleo de cozinha usado em sabão. O "relógio do corpo humano", feito só com plantas medicinais, também atraiu a atenção. Em formato de horta, o relógio mostra quais as plantas devem ser utilizadas para melhorar o funcionamento de cada órgão.

O espaço "Bionat Gourmet" foi um dos mais movimentados da feira. No local, montado em parceria com o Sistema Fecomércio, houve oficinas de gastronomia saudável. Os pratos foram preparados exclusivamente com alimentos naturais e os participantes tiveram dicas de como aproveitar os alimentos e utilizar cascas e sementes.

A parte cultural também esteve valorizada. Um dos destaques foi a mostra fotográfica de Paulo de Araújo. As imagens retratavam momentos da vida da comunidade Quilombola do povo Kalunga, que vive no município de Cavalcante, em Goiás.

Entre as iniciativas desenvolvidas por estudantes, ganhou destaque o projeto feito na Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz. Eles construíram um aquecedor solar utilizando materiais descartáveis como garrafas PETs e caixas de leite. Além disso, durante a feira, foi apresentado o programa de inclusão de alimentos orgânicos na alimentação escolar da cidade de Porto Alegre.
Fonte:Jornal Correio do Povo 03/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário