terça-feira, 18 de outubro de 2011

ASMURC REALIZOU REUNIÃO EM BUTIÁ

A Associação de Municípios da Região Carbonífera (Asmurc) realizou reunião ordinária na manhã desta quinta-feira, 6, no município de Butiá. Além do presidente da Asmurc e prefeito de Butiá, Paulo Machado, estiveram presentes os prefeitos Davi Gilmar de Souza Abreu de Charqueadas, Darci Freitas de General Câmara, Odone Kloppemburg de Barão do Triunfo e José Hélio Sifuentes de Arroio dos Ratos. O secretário de Saúde de São Jerônimo, Luciano Von Saltiel, representou o prefeito Marcelo Schreinert e Eduardo César Martins, da secretaria de Turismo de Triunfo, representou o prefeito Pedro Francisco Tavares.
Os prefeitos deliberaram assuntos como a Emenda 29 e seus recursos, ISSQN, Folhas de Pagamento, royalties do Pré Sal, Saneamento Básico dos municípios e Consórcio Regional de Saúde.
O prefeito de General Câmara, Darci Freitas, fez a divulgação da nova unidade da Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci) que está instalada em seu município e inicia suas atividades oferecendo três cursos de pós-graduação na modalidade presencial. Freitas comemorou a vinda de mais uma universidade para a Região Carbonífera, trazendo desenvolvimento e proporcionando qualificação profissional para a população. Ele também solicitou apoio dos demais prefeitos da Asmurc para divulgação da universidade e para implantação de novos cursos.
O ponto alto da reunião foi quando os prefeitos deliberaram sobre os dados de aplicações na área da saúde, divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado e noticiados pela mídia. Os prefeitos disseram que é importante que a comunidade entenda que os municípios investiram mais do que o previsto por lei, enquanto o investimento do Estado e da União não atingiu a quota mínima. Segundo o secretário de Saúde de São Jerônimo, Luciano Von Saltiel, isso faz com que as verbas que os municípios investem em Saúde acabem faltando em outras áreas fundamentais. Os prefeitos protestaram contra a imprensa local, que classificaram como tendenciosa e sensacionalista ao divulgarem as informações sem buscarem o contraponto dos municípios.

Próxima reunião da Asmurc ocorrerá em Triunfo, durante o Triunfo em Festa

A próxima reunião da Asmurc ocorrerá na quarta-feira, 26, no Parque de Exposições Camboatá, no primeiro dia do evento “Triunfo em Festa”. Para esta reunião o presidente da Asmurc, Paulo Machado, convocará secretários de Saúde, de Cultura e de Meio Ambiente dos nove municípios integrantes da Asmurc para realizem reuniões paralelas a fim de deliberarem assuntos urgentes relacionados a projetos que possuem prazos para serem desenvolvidos pelos municípios nessas três áreas. ...
Fonte:Jornal Eco do Jacuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário