sexta-feira, 12 de agosto de 2011

BRASILEIROS COM ALIMENTAÇÃO INADEQUADA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu um patamar mínimo para consumo de frutas e hortaliças como forma de garantir a ingestão de nutrientes necessários para uma boa saúde. No Brasil, os brasileiros estão abaixo desses índices por conta de uma alimentação deficiente nesses itens fundamentais. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), apenas 18,2% da população consome os 400 gramas por dia recomendados pela OMS. O gasto médio com esses alimentos fica em 6% da renda com frutas, verduras e legumes.

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e causa espécie a informação de que a mesa dos brasileiros é tão deficiente desses elementos essenciais para uma vida saudável. O estudo da CNA constatou que essa realidade independe de escolaridade, classe social ou região. Todo o público pesquisado mostrou-se com pouco conhecimento dos benefícios nutricionais de uma alimentação balanceada.

Para a presidente da CNA, a senadora Kátia Abreu, é preciso realizar campanhas de esclarecimento e de incentivo para que a população receba as informações sobre a importância de enriquecer o seu cardápio com frutas e legumes. Para o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Carlos Prado, é necessário aumentar em escala a produção para que o preço dos produtos baixe para ficar acessível ao bolso de todos os segmentos populacionais, principalmente os de baixa renda.
Já está por demais assentada a conclusão de que a alimentação é fundamental como meio de garantir uma boa saúde, atuando na prevenção. Quem se alimenta bem está menos propenso a enfrentar problemas médicos de toda a ordem e a engrossar as filas de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Mudar hábitos é difícil, mas a compensação em qualidade de vida será evidente se cada família colocar frutas e hortaliças em sua cesta básica.
 

Fonte:Editorial do Jornal Correio do Povo 11/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário