quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Segundo levantamento do Instituto Akatu, um terço do que se compra de alimentos para uma casa vai para o lixo.
Em contrapartida, cerca de 65 milhões de pessoas vivem com algum tipo de restrição alimentar no Brasil, de acordo com o IBGE. Nos Estados Unidos, o índice de desperdício não chega a 10%. Os dados mostram uma triste realidade brasileira: somos um dos povos que mais desperdiça comida. E boa parte da população tem uma parcela de culpa nesta vergonhosa marca. Estima-se que em restaurantes, o índice de desperdício chega a 15% e nas casas, a 20%.
Os impactos são sentidos por todos. Sociedade e meio ambiente dividem o ônus, já que jogar fora o que sobrou no prato não é só se desfazer de comida, mas também desperdiçar a água e a energia usados na produção, transporte e preparação final desses alimentos até a mesa do consumidor. E o mais alarmante é que todos esses altos índices poderiam ser minimizados com a adoção de hábitos fáceis que podem ser introduzidos por qualquer um.
A seguir, acompanhe dicas para colocá-los em prática:

Planeje suas compras: faça uma lista para não colocar no carrinho mais que o necessário. Isso vale principalmente para produtos frescos como verduras e frutas, que estragam com mais facilidade. Para ajudar, anote no papel o que você ainda tem em casa e o que precisa comprar.

Selecione o que vai comer: fuja dos exageros de consumo. Em restaurantes tipo buffet, avalie o cardápio antes de colocar a comida no prato. Em casa, prefira fazer um prato menor (mesmo que repita), ao invés de enchê-lo sem a certeza de que vai chegar até o final.

Cozinhe sob medida: ao congelar, divida alimentos como carnes em porções individuais, em especial se você mora sozinho ou com poucas pessoas. A tática é boa para evitar que você coloque na panela mais do que vai para o prato.

Atente para o prazo de consumo: confira a data de validade dos alimentos e certifique-se de que você irá consumir o produto antes do vencimento.

Reaproveite alimentos: use a criatividade e faça novas receitas com o que você acha que não serve pra nada. Sobras podem virar sopas, frutas maduras se transformam em geleias e mais uma infinidade de coisas. Existe uma série receitas diferentes com o que normalmente vai para o lixo.

Transmita bons hábitos para outras pessoas: converse com pessoas próximas a você, em especial crianças; mostre a elas o quando é importante usar a consciência na hora de se alimentar.

Fonte: Seção Meio Ambiente – Portal UAI
Acesso em: 04/08/2011
Enviado por Sônia Wildhagen de Vilhena – Conteudista Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário