sábado, 27 de agosto de 2011

PERSPECTIVAS PARA NOSSO JOVENS

Uma pesquisa recente realizada pela empresa Box1824 demonstrou que os jovens estão com mais orgulho de seu país, reacendendo a confiança em seu futuro e apresentando uma autoestima mais elevada. Paralelamente, estão investindo em seus próprios sonhos e a maioria deles espera ter a oportunidade de estudar, formar-se e garantir um bom emprego. O fato de encontrarem um cenário que consideram propício para um crescimento coletivo incentiva a que essa juventude acredite que, sua vida, individualmente, será melhor e mais produtiva.

Para a maior parte desses brasileiros na faixa etária entre 18 e 24 anos, a hiperinflação faz parte dos livros de história. Eles cresceram sem acompanhar o período em que era preciso ganhar um dinheiro num determinado momento e gastá-lo em ato contínuo, para que não perdesse seu poder de compra. Os fundamentos da economia foram lançados no governo do presidente Itamar Franco, sedimentados pela gestão de Fernando Henrique Cardoso e mantidos nos mandatos do governo Lula. Essa estabilidade foi fundamental para superar a crise que abalou o mundo ao final de 2008 e durante 2009, com o Brasil conseguindo superar a estagnação com prejuízos quase imperceptíveis, voltando a crescer.
O governo federal precisa fazer a leitura correta da pesquisa "O Sonho Brasileiro" e investir em infraestrutura, tecnologia e educação, entre outros pontos fundamentais. Somente assim será possível proporcionar a esse segmento jovem as condições para que ele possa desenvolver todo o seu potencial e contribuir para que o Brasil ocupe um lugar de destaque no mundo. Para isso, o combate à corrupção, citada, aliás, pelos pesquisados, é essencial para que os recursos disponíveis sejam otimizados e o país se transforme, então, num canteiro de obras e numa imensa sala de aula, com empregos e vagas para todos.
Fonte: Editorial do Jornal Correio do Povo 27/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário