sexta-feira, 8 de julho de 2011

PILHAS E BATERIAS DEVEM SER DESCARTADAS EM LOCAIS ADEQUADOS

Elas contêm materiais tóxicos que poluem o meio ambiente.

33% das pilhas e baterias usadas no Brasil são piratas.

Pilhas e baterias precisam ser depositadas em locais especiais. Elas contêm materiais tóxicos e poluem o meio ambiente. Por isso, não podem ser jogadas no lixo de casa. Muita gente ainda não tem consciência disso e acaba usando o lixo comum.
O ideal é que elas sejam descartadas em aterros sanitários especiais por causa dos metais pesados. Eles podem contaminar o solo e causar problemas de saúde. Todos os pontos de venda são obrigados, por lei, a receber de volta do consumidor as pilhas e baterias usadas.
“Os pontos que comercializam têm que dispor de caixas ou recipientes para receber a pilha do consumidor, para posterior repasse para os fabricantes e importadores”, explica André Luiz Saraiva, diretor da Associação Brasileira de Indústrias Elétricas e Eletrônicas.
O problema é que 33% das pilhas e baterias usadas no Brasil são piratas: tem mercúrio muito acima do permitido. Além disso, o fabricante ilegal não vai se responsabilizar pelas pilhas usadas. A atenção deve ser redobrada na hora da compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário