quarta-feira, 6 de julho de 2011

SISTEMA SIMPLES DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA REDUZ 27% DOS GASTOS

A capital do Mato Grosso, Cuiabá, será beneficiada por um sistema de reuso de água criado na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A criação possibilita redução de 27% nos gastos com água e já recebeu o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O sistema é simples e necessita apenas de dois reservatórios e uma bomba, com custo médio de R$ 1.100. A ideia surgiu a partir da necessidade de um casal de professores da UFMT. Nicolau Priante Filho e Josita Correto Priante perceberam que constantemente havia falta de água em sua residência e para minimizar o problema decidiram criar o sistema de reaproveitamento.
O projeto “Reuso da água de lavagem de roupas”, assim como o nome já diz, é limitado à redução dos gastos com a lavagem. Pois, a água reaproveitada pode ser utilizada na descarga ou no jardim, locais que não necessitam de água potável.
O equipamento funciona da seguinte maneira: Assim que a máquina de lavar libera a segunda leva de água, todo esse montante é armazenado em um reservatório, ao invés de ir parar na rede de esgoto. A segunda etapa consiste em encaminhar essa água para um reservatório instalado na área superior da casa, com a ajuda de uma bomba. De lá, a água residual é direcionada às descargas, jardins ou até mesmo torneiras usadas para a limpeza de quintais e calçadas.
A ideia já existe há seis anos, e em 2005, assim que foi concebida venceu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia. Hoje, após estudos que mediram a quantidade de água que deixa de ser desperdiçada com a simples tecnologia, o projeto ganhou o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e será aplicado a 40 residências do bairro CPA III, em Cuiabá.

Com informações do Correio do Brasil.
Acesso: ciclovivo.com.br
Pesquisador Rumi S. Yada – Voluntária Online
Fonte:blog.voluntariosonline.org.br/meio-ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário